Cuidados necessários com a pele durante a menopausa

Grasiele Gomes Por Grasiele Gomes
4 min de leitura

O corpo passa por várias modificações durante as fases da vida, algumas são boas e outras não tão boas, como a menopausa. Essa é uma fase considerada assustadora por muitas mulheres, pois o corpo passa por mudanças que trazem muitos desconfortos. A pele é um dos órgãos do corpo humano que sente essas alterações que estão relacionadas às alterações hormonais. A queda na produção de estrogênio e progesterona, por volta dos 45 anos, interfere diretamente na qualidade da pele e como consequência diminui a produção de colágeno, resultando em maior flacidez, rugas, pele mais fina e ressecada.


Modificações da pele na menopausa (Foto: Reprodução/Steal The Look) 


Após a menopausa, que é a última data da menstruação, a diminuição do colágeno é expressiva e os sinais de envelhecimento da pele se tornam mais evidentes. Segundo a dermatologista Michele Monteiro, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa perda de colágeno é de aproximadamente 30%. “Há uma diminuição de fibras elásticas e da capacidade de hidratação, além da redução do tecido subcutâneo, deixando-a mais frágil a qualquer trauma, o que pode ocasionar manchas arroxeadas”, explicou a dermatologista.

Outras alterações também podem ocorrer na pele como: desidratação e ressecamento, aparecimento de manchas em tons marrons, principalmente nas mãos, braços e pescoço, normalmente associadas à exposição excessiva ao sol. Algumas mulheres recorrem à reposição hormonal, mas cabe ressaltar que o acompanhamento com o dermatologista é fundamental para o sucesso no tratamento.


Cuidados com a pele com sinais de ruga e flacidez (Foto: Reprodução/Botocenter)


Cuidados e tratamentos para a pele

Os cuidados com a pele nessa fase são essenciais e muitos deles estão relacionados a hábitos saudáveis. Proteger a pele do sol é o principal cuidado, use protetor solar, chapéu, afinal a pele está mais fina e mais frágil. “Durante este período, devemos manter a proteção através de um bloqueador de FPS 50, utilizando uma camada espessa, com quantidade equivalente a uma colher de chá, para o rosto”, orienta a especialista.

Aumente o consumo de água, o indicado são dois litros por dia e isso ajudará na hidratação da pele, evite o tabaco, use loções firmadoras, elas ajudam a firmar a pele nas áreas mais sensíveis.

Na menopausa, diminuímos a capacidade de hidratação do nosso organismo, por isso, os veículos devem ser mais espessos. Os cremes são mais indicados do que os séruns, mas isso deve ser orientado pelo seu dermatologista, após avaliar o caso. Quanto aos produtos de limpeza, optamos pelos que não contenham sabão na fórmula. Mesmo em peles com oleosidade excessiva, lançamos mãos dos ativos contra a oleosidade, mas que conseguem manter a integridade do manto lipídico”, concluí a médica.

É possível observar que práticas simples e saudáveis associadas a orientação médica com o dermatologista, ajudam a manter a pele bonita mesmo na menopausa. Portanto, limpe, hidrate e proteja a pele do sol e viva essa fase da vida com saúde e bem estar.

Foto destaque: Cuidados com a pele durante a menospausa. Reprodução/Dermaclub

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile