Se você utiliza chapinha, babyliss, difusor ou secador, seja no salão ou em casa, provavelmente, já deve ter incluído o protetor térmico como aliado em sua rotina de cuidados capilares. Do contrário, fique esperto, pois suas madeixas estão sujeitas a vários danos, como: opacidade, ressecamento e fragilidade, levando até mesmo ao desbotamento.
Profissional utlizando secador de cabelo para os fios. (Foto: Reprodução/Pexels)
Com a exposição do cabelo às altas temperaturas das ferramentas de calor, o não uso de um protetor térmico faz com que a fibra capilar se danifique facilmente e resseque com maior intensidade, comprometendo a saúde e aparência das mechas.
Aí que esse produtinho dos deuses entra em ação. O protetor térmico, além de ajudar a prolongar o efeito desses aparelhos de calor, é ideal para evitar as pontas duplas e o frizz, pois ele cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, selando a cutícula e evitando que os fios fiquem desidratados.
Porque seu cabelo vale muito
Sempre leia o rótulo e certifique-se da origem do produto que irá consumir. (Foto: Reprodução/Pexels)
A aplicação do protetor térmico não tem segredo. Ela deve ser feita antes de usar qualquer ferramenta de calor, de preferência, enquanto os fios ainda estejam úmidos.
E mesmo que você não recorra frequentemente, ou use apenas rapidamente estes instrumentos, é super importante aplicar o protetor térmico antes de expor os fios ao calor provocado por estes aparelhos.
Quais tipos de cabelos podem usar protetor térmico?
Uso do protetor térmico é ideal para todos os tipos de cabelos que utilizam ferramentas de calor e produtos quimícos. (Foto: Reprodução/Pexels)
No mercado da beleza, normalmente, há uma grande variedade de produtos para diversos tipos de fios. Isto é, cabelos diferentes têm necessidades diferentes. Da mesma forma funciona com o protetor térmico. A escolha deste item deve ser com base no seu tipo de cabelo, observando as características que mais combinam com as necessidades que busca para os fios. Há opções, por exemplo, para os secos e opacos, danificados, com frizz e indisciplinados. Escolha, teste e se atente aos resultados.
Dica de milhões
Antes de aplicar o tão sonhado produtinho nas madeixas, uma boa dica é aquecer o protetor térmico com as próprias mãos, potencializando ainda mais o seu efeito, isso porque ele é termoativado. Mas, esse pré-aquecimento não é uma necessidade, pois de qualquer modo, quando você usar alguma ferramenta térmica nos seus cabelos, o resultado será tão eficiente quanto.
Clube de benefícios: 2, 3 ou 10 em 1
O protetor térmico (amante dos cabeleireiros) é um produto e tanto, sendo considerado multifuncional. Há várias marcas que reúnem em um só frasco vários benefícios, que podem facilitar desde a escovação, fazer a reparação dos fios, dar brilho e maciez, inclusive, controlar o volume.
Pessoa desembaraçando o cabelo com um pente. (Foto: Reprodução/BuscaPé)
E quem diria que em um recipiente, que muita das vezes cabe na bolsa, poderia conter diversos ativos para múltiplos cuidados. Pois é, o queridinho da vez ainda protege os fios contra agressões provocadas por piscina e mar, e é uma ótima aposta para todas as estações do ano.
Protetor solar nos cabelos
“Protetor solar capilar e protetor térmico não são as mesmas coisas?”, e pasmem, a resposta é: não! Estes produtos, apesar de terem basicamente a mesma função em proteger os fios, livrando-os de possíveis danificações, não substituem um ao outro.
Neste caso, o protetor solar capilar tem como objetivo proteger os cabelos dos raios UV e UVA, os mesmos que atingem a nossa pele. E para a alegria de muitos, com o crescimento do ramo da beleza, algumas marcas têm desenvolvido produtos que já possuem ambas funcionalidades.
Talvez, você ainda não tenha notado, mas existem vários produtos que contém a proteção UV, estando presente em shampoos e condicionadores, por exemplo. No entanto, se busca um efeito mais eficaz e duradouro, recomenda-se para a proteção solar os cremes sem enxágue, finalizadores ou os famosos leave-ins. Dessa maneira, você, lisa, crespa ou cacheada, garante proteção, se mantém linda e pleníssima com os fios ao vento.
Se for se expor ao sol (ou até mesmo ficar na sombra), a reaplicação dos produtos que contém proteção contra os raios solares é imprescindível, seja nos cabelos ou na pele. Atente-se, sempre leia o rótulo.
Foto Destaque: Mulher aplicando produto ao cabelo. Reprodução/Nada Frágil