A esmaltação em gel é um procedimento estético que vem a cada dia conquistando mais pessoas. Essa técnica nas unhas pode alonga-las ou apenas protege-las, mas dermatologistas apontam a importância do uso do protetor solar nesse procedimento.
Nessa técnica, é utilizada ou a luz ultravioleta ou a luz de LED, quando a mão é levada para dentro de uma cabine a cada aplicação de esmalte, formando assim uma camada rígida em cima das unhas.
Mulher passando proter solar na mão. (Foto: Reprodução/Freepik)
A pele das nossas mãos é uma das mais sensíveis do corpo, e ela está constantemente em contato com o sol. Por isso a chance de manchas ou flacidez aparecerem cresce muito. Com a junção da exposição ao sol e do frequente uso da cabine na aplicação da esmaltação em gel, o risco de possíveis problemas a saúde aumenta.
A Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriu que as máquinas usadas para secar as unhas de gel, emitem radiação ultravioleta e podem causar câncer na pele no dorso das mãos, em caso de exposição excessiva.
Dermatologistas recomendam a aplicação do filtro solar nas mãos 20 minutos antes do procedimento, ou o uso de luvas com fotoproteção, que deixam apenas os dedos para fora.
Em entrevista à revista Capricho, a doutora Raissa Monteiro Tetilla, afirmou: “As maquinas de unha em gel também são fonte de raios UV, podendo causar câncer de pele, e, portanto, o uso do protetor solar é indispensável. Sempre se lembre de passar no dorso da mão, entre os dedos e na região do punho.”
Vale ressaltar que incluir o protetor solar em nossa rotina é de extrema importância parara a proteção de todo o nosso corpo. Ele protege a nossa pele do câncer e ainda prolonga a vitalidade e a saúde da nossa pele. Mesmo quem pequenas exposições sejam feitas, o cuidado dever ser sempre mantido.
Foto Destaque: Manicure e cliente. Reprodução: Freepik