Entenda o que é contorno e o melhor tipo para sua maquiagem

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

A aplicação da maquiagem faz parte da rotina de diversas pessoas, seja apenas para ou dia a dia ou como forma de trabalho. As possibilidades de criação através da aplicação de produtos cosméticos são gigantes, podendo utilizar para realçar a beleza ou deixar a imaginação aflorar.

O contorno, por exemplo é uma etapa indispensável em muitas aplicações de maquiagem, como um jogo de luzes, a etapa serve para criar profundidades e iluminação ao rosto, proporcionando o efeito desejado, como afinar o nariz ou o queixo, ou realçar as maçãs da face.

A onda de aplicação de contorno teve início no ano de 2010 e a técnica era comumente utilizada apenas por profissionais da área, que possuíam técnica especializada para a aplicação do cosmético. Contudo, em 2015, a empresária e socialite Kim Kardashian junto ao seu maquiador Mario Dedivanovic trouxeram mais atenção à etapa no processo da maquiagem.

Atualmente, existem diversos meios e técnicas de fácil acesso que ensinam e facilitam a aplicação do contorno para que qualquer pessoa que deseja adicionar o passo à rotina de maquiagem.


Kim Kardashian e o maquiador Mario Dedivanoci. (Foto: Reprodução/Guiame)


Contorno em pó

Produtos que são constituídos em pó, comumente são utilizados para selar e fixar na pele o produto cremoso aplicado por baixo. No caso do contorno, em uma pele de maquiagem opaca, o contorno em pó pode ser aplicado para criar o efeito desejado, trazendo sombras ao rosto.

Contorno cremoso

Cada vez mais apreciada no mundo da beleza, uma pele mais viçosa no momento do acabamento da maquiagem é o desejo de muitos, sendo assim, não há necessidade de aplicação do pó de maquiagem, apenas produtos cremosos, e, assim como o contorno em pó, o cremoso também pode ser aplicado para afinar e realçar o rosto.

As dicas essenciais para um bom contorno são: o intuito do produto é apenas devolver ou criar sombras no rosto no momento da maquiagem, isto é, o contorno não deve ser marcado a ponto de conseguir vê-lo.

A escolha do pincel é essencial, aqueles de estrutura fina e cerdas duras trazem precisão no momento da aplicação do contorno e os com fios mais fofos e maiores espalham e esfumam melhor o produto.  

Foto destaque: A diferença entre os contornos para o momento da aplicação. Reprodução/VLR.ENG

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile