INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Entenda os motivos e o modo de usar o Protetor solar

O protetor solar é um produto de extrema importância para o cuidado da pele no dia a dia e, consequentemente, da saúde. O uso deste faz-se necessário tendo em vista sua função de defesa contra as queimaduras solares e o câncer de pele, causados quando há uma exposição constante aos raios ultravioletas.

Entretanto, o fato do protetor solar ser necessário diariamente não dispensa o cuidado que se deve ter com seu uso e aplicação corretos. Vale ressaltar que maquiagens com FPS não são capazes de produzir os mesmos efeitos garantidos pelos protetores.


O protetor é um importante método para prevenir o câncer de pele. (Foto: Reprodução/Beyoung)


Recentemente, viralizou nas redes sociais um artigo que dizia sobre uma mulher de 92 anos que manteve o hábito de usar protetor por 40 anos seguidos, mas esqueceu de proteger seu pescoço. A foto publicada permite ver a notável diferença da textura de sua pele entre o rosto, que aparenta ser hidratado e macio, e o pescoço, enrugado e cheio de manchas.

O estudo foi realizado pelo pesquisador Christian Posch no Departamento da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha e publicado em outubro do ano passado (2021), no Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology. A repercussão da foto fez com que muitas pessoas começassem a tomar cuidados com a pele, principalmente com os rostos.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Cheek and neck of a 92-year-old female, who used UV-protective moisturizers on her face but not on the neck for 40+ years.<a href=”https://t.co/Q8wWxY2tDE”>https://t.co/Q8wWxY2tDE</a> <a href=”https://t.co/FBSswmYxt1″>pic.twitter.com/FBSswmYxt1</a></p>&mdash; Avi Bitterman, MD (@AviBittMD) <a href=”https://twitter.com/AviBittMD/status/1565542929472659457?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 2, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O ideal, quando se mantém uma rotina de cuidados da pele com protetores solares, é o uso equivalente à medida de uma colher de chá do produto para ser aplicado no rosto e pescoço. A mesma quantidade deve ser utilizada em cada braço e cada perna. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a reaplicação do produto de 3 em 3 horas. Já em casos de excesso de transpiração deve ser passado de 2 em 2 horas.

A mesma regra se aplica para os frequentadores de praias, piscinas e outras atividades que expõem o corpo ainda mais às radiações solares. É essencial reaplicar o produto logo após sair do mar ou piscina.


Em dias de praia, é importante reaplicar o protetor solar após sair do mar. (Foto: Reprodução/Mybest)


Além disso, é importante considerar consultar um especialista como o dermatologista, para identificar o tipo de pele que se tem e os cuidados específicos que devem ser tomados com esta. Dessa forma, o uso de protetor solar deve ser aplicado de forma uniforme pelo corpo para que cubra toda superfície em todos os tipos de pele.

Foto Destaque: O protetor solar deve ser utilizado todos os dias. Reprodução/Olook

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − três =