Um dos itens de beleza mais conhecidos e adorados da história marcou forte presença no tapete vermelho do Emmy, ocorrido nesta última segunda-feira (15). O batom vermelho foi um elemento chave no look de famosas como Selena Gomez, Katherine Heigl, Lizzy Caplan, Tracee Ellis Ross e muitas outras. Atrelado a sua longa história de altos e baixos, o batom vermelho se tornou símbolo de elegância e exaltação da feminilidade. Além disso, conta com uma variedade de tonalidades que combinam com os mais variados tipos de pele.
A origem do batom vermelho
Tendo seu início datado há aproximadamente cinco mil anos atrás e atrelado a diversas localidades como Egito ou Mesopotâmia, a verdade é que o item. na época usado por membros de tribos, não era visto como algo relacionado a beleza, e sim por propósitos de rituais. Para além de seu significado diferente, o que transformava a coloração vermelha do item era a mistura de ingredientes naturais encontrado nas florestas.
Foi apenas na virada do século 20, mais precisamente entre os séculos 1920 e 1940, que as pinturas avermelhadas começaram a ser aceitas como um tipo de maquiagem para as mulheres. No cinema, o item auxiliava na construção da história e enredo nas personagens. Já durante a Segunda Guerra Mundial, o batom virou um símbolo de resistência e confiança feminina.
Registros de Marilyn Monroe e Taylor Swift usando batons vermelhos (Foto: reprodução/Frank Povolny/Twentieth Century Fox/Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images/ Dimitrios Kambouris/glamour.com)
Mesmo com o surgimento de outras tonalidades, como os visuais mais cleans e retrô da estética hippie dos anos 1960, ou até mesmo as tendências do nude e marrom oriundos da década de 1990, a coloração avermelhada ainda estava presente no cenário de alguma forma. Entre artistas emblemáticas como Marilyn Monroe – que abusou do vermelho nos lábios nos anos 1950 – até celebridades da atualidade como Taylor Swift, que tem o item como indispensável em seus visuais, a verdade é que o batom vermelho é atemporal.
Famosas chamaram atenção com seus batons vermelhos durante o red carpet (Foto: reprodução/Neilson Barnard/VogueBrasil/Frazer Harrison/VogueBrasil/Frazer Harrison/VogueBrasil)
Diferentes tonalidades do batom vistos no Emmy
Como mencionado antes, o batom vermelho apresenta uma versatilidade em suas pigmentações, sendo elas mais rosadas, alaranjadas ou escuras. A cantora Selena Gomez, por exemplo, optou por um tom mais puxado para o vinho, de forma a mesclar com a cor de seu vestido. Tracee Ellis Ross – protagonista da série norte-americana Black Ish – fez a mesma escolha, porém ao contrastar um batom vermelho escuro com seu look branco. Por último, a atriz Nicole Ansari-Cox apostou no vermelho aberto e vibrante para dar mais vida ao seu visual all black.
Foto destaque: registro da atriz Katherine Heigl no tapete vermelho do Emmy 2024 (Reprodução/Frazer Harrison/Getty Images)