A maioria dos atletas de elite e profissionais tem um treinamento especial ou segredo de condicionamento físico que lhes dá uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Referência no Brasil em medicina do esporte e com a Universidade de Córdoba, na Espanha, em sua bagagem, o Dr. Glaycon Michels afirma que para ter uma boa forma, é necessário se manter saudável, tanto no corpo quanto na mente.
Segundo informações de Glaycon Michels, para um desempenho de nível olímpico e energia fora do padrão, o atleta deve comer adequadamente, incluindo um café da manhã com carboidratos complexos e proteínas magras.”Evite ao máximo congelados, processados, enlatados e tudo o mais que vier envolto de embalagem. Priorize frutas, verduras e legumes”, indica.
Outra dica do Dr. Glaycon Michels é consumir bastante água, e, se fizer exercícios intensos ou de longa duração, ingerir uma bebida esportiva para repor os eletrólitos. O profissional indica também shakes proteicos:
“Eles podem ser utilizados na manutenção de uma boa saúde, de um modo geral. Pode ser uma complementação da dieta, por exemplo, de pessoas com uma absorção de nutrientes mais deficiente. E não precisa ser apenas com whey protein, existem proteínas de carne desidratada e também as de origem vegetal, que são indicados os veganos e intolerantes à lactose”, explica o médico, que coleciona mais de 52 mil seguidores em seu perfil do Instagram.
Dr. Glaycon Michels afirma que dormir bem também influencia no transcorrer do dia, além de interferir na alimentação, humor e metabolismo dos atletas. “Ou seja, cada noite de sono conta, sim! Tudo bem, em uma situação de férias, fugir da rotina, mas não dá para transformar em uma bagunça”, diz.
A expressão “mens sana in corpore sano” vem de origem latina, que significa “uma mente sã num corpo são”. O profissional afirma que a famosa citação contribui para a boa forma.
“É claro que os imprevistos nos desestabilizam e que os erros desmotivam, mas são nos desafios que encontramos as oportunidades de sair, forçadamente, de nossa zona de conforto e evoluir. Ninguém se aprimora tendo uma vida extremamente linear, na qual nada sai fora do planejado. A gente se mexe mesmo quando se vê diante dos sustos, do novo, do inesperado. Eu sei bem que nem sempre, na hora, a gente consegue assimilar o lado bom desses percalços. Mas eles sempre existem e é quando você entende, reflete e tira o ponto alto disso tudo, que evolui”, completa.
Foto Destaque: Reprodução