Influencer Carla Vanzak fala sobre produtos veganos e sobre os novos rumos do mundo da beleza

Editoria Imag Por Editoria Imag
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A influenciadora digital Carla Vanzak, que conta com mais de 135 mil seguidores no Instagram, é fundadora da ‘SOS Lips’, uma marca criada para cuidar dos lábios com fórmulas que combinam tecnologia e os melhores ingredientes, além de aromas surpreendentes.

A empresa é Clean Beauty, vegana e cruelty-free, e os principais ativos vegetais utilizados são a Vitamina C Pura, Vitamina E, Manteiga de Karité, Óleo de Jojoba, Óleo de Rosa Mosqueta e In-tense 360.

O mercado da beleza exerce grande influência no cotidiano das pessoas, afinal, entrega produtos responsáveis por esconder imperfeições, melhorar a saúde da pele e cabelo, além de destacar o que cada um tem de melhor. Não bastassem tais vantagens, o mundo “beauty” também tem muita relevância na economia.

A comercialização de produtos de beleza e cuidados pessoais no Brasil, por exemplo, atingiu a marca de R$ 109,7 bilhões em 2018, de acordo com estudo divulgado pelo Euromonitor International. Mesmo diante de um cenário atípico devido à pandemia que chegou pouco depois e o mundo precisou enfrentar, o segmento continuou com destaque em vendas.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do planeta, por exemplo, muitas pessoas começaram a comprar virtualmente durante o período. As transações on-line cresceram 65,7% nos seis primeiros meses de 2020 e o segmento de beleza e perfumaria foi o campeão nesse modelo, ao representar uma alta de 107,4%. Os números são de uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm).

O destaque do mercado da beleza se deve, entre outras coisas, à inovação constante que ele promove e às demandas de seu público consumidor. Duas frentes de grande destaque nesse quesito, por exemplo, são a tendência no make e a onda de produtos veganos cruelty free. Enquanto a primeira busca uma maquiagem para o cotidiano com o melhor aspecto natural possível, mais fresh e com um acabamento na linha do “menos é mais”, a segunda oferece cosméticos produzidos sem componentes de animais ou testagem neles.

O resultado da tendência vegan no segmento já pode ser percebido em números, como mostram dados divulgados em 2019 pela empresa de medição Nielsen. De acordo com o estudo feito pela companhia, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando hábitos de consumo para reduzir impactos nocivos à natureza. Dos entrevistados, 30% se atentam aos ingredientes dos produtos que adquirem e 58% das pessoas afirmam que não compram itens testados em animais.

A onda do ‘no make’ requer a aplicação de alguns cosméticos para que seja possível seguir a tendência sem erros, como a utilização de limpadores e hidratantes para a pele e o uso de batons com aspecto natural. Para isso, as marcas investem continuamente em tecnologia para oferecer itens mais eficientes na retirada de impurezas da pele e compostos por elementos seguros e saudáveis para a cútis.

No Brasil, o edital de Inovação e Indústria norteia a aprovação de projetos junto às indústrias nacionais para fomentar o setor com o que há de mais novo, aumentando a produtividade e desenvolvendo a competitividade. Desde 2004, a iniciativa já auxiliou mais de 800 empresas por meio de novos produtos e processos inovadores, de acordo com o Senai. Inovação, segurança e consciência são pilares cada vez mais fortalecidos pela indústria quando o tema é mundo da beleza.

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