Lápis de boca o novo queridinho do mundo da maquiagem

Dayana Lemos Por Dayana Lemos
4 min de leitura

As novas possibilidades de uso do produto deu força para ele voltar às nécessaires. Isso se deve a volta das tendências dos anos de 1990 e 2000 que voltou com tudo nestes últimos anos. Pensando nisso, especialistas em maquiagem explicam qual a melhor forma de utilizá-lo na sua maquiagem. “É uma releitura um pouco mais sofisticada”, avalia a artista nacional da MAC Cosmetics Brasil, Kátia Araújo. 

Apesar de não ser o principal produto que se pensa na hora de maquiar, ele ganha força por possibilitar mudanças sutis no tamanho dos lábios por ser versátil e possuir o poder de mudar totalmente o resultado da sua make.

“Versátil, ele auxilia na aplicação do batom, aumenta a sua fixação, permite dar novos formatos aos lábios e ajuda a criar efeitos diversos nessa região, como o ombré e o blurred lips”, destaca Kátia Araújo.


Cantora Anitta usando contorno acima da linha da boca e ombré nos labios para dar mais volume. (Foto: reprodução/instagram @Anitta)


Tipos de lápis de boca

Hoje existem variações para o lápis de boca, é o que explica a Beauty Artist Brigitte Calegari: “Pensando em consistência, alguns são mais cremosos, outros mais sequinhos. Já em relação ao acabamento, temos os matte, os cintilantes e os metalizados, por exemplo. Assim como no caso do batom, são muitas as opções”. 

Sobre a apresentação do produto, Kátia ressalta que existem várias embalagens, além do tradicional lápis de madeira. “Há também distintas apresentações, como a versão clássica de apontar (lápis de madeira), a retrátil, que é super prática, e as mais bojudinhas, que são ótimas para preencher todo o lábio”.


Lápis de boca retratil fino. (Foto: divulgação Dailus)

Lápis de boca em madeira. (Foto: divulgação Quem Disse Berenice?)

Lápis de boca em madeira grosso. (Foto: divulgação Quem Disse Berenice?)


Posso usar lápis de boca no olho? E o contrário?

As especialistas explicam que devemos ter muito cuidado ao fazer essa transição, e ficar atento a alguns pontos. “Nem sempre eles podem ser intercambiados, porque alguns pigmentos não devem ser ingeridos e outros são altamente alérgico para a região dos olhos, que é bem sensível”, alerta Kátia.

Apesar do mercado já disponibilizar produtos versáteis, para usar o produto sem risco, você deve ler as instruções de uso e se certificar que ele não te fará nenhum mau.

 Como Aplicar

Ele deve ser usado no contorno da boca e pode variar a forma de acordo com o resultado que você desejar.

Lábios volumosos: para deixar os lábios maiores passe o lápis um pouco acima da linha dos lábios com uma cor um tom mais escuro seu natural. “Em seguida, use o mesmo produto para preencher tudo. Finalize com gloss ou batom brilhante apenas no centro. Isso projetará os lábios” explica Kátia.

Maior duração: para conseguir uma boca bem pigmentada e maior duração da cor, use o lápis da mesma ou um tom próximo do batom que você vai usar. Dica dada por Brigitte.


Técnica Blurred lips (Foto: reprodução/instagram @maybellineNY)


Blurred lips: é uma das tendências de deixar os lábios com o efeito borradinho. Passe o corretivo para uniformizar o tom da boca, em seguida o lápis em um tom de vermelho da sua preferência e vá preenchendo os lábios começando por dentro até chegar às bordas. “A intenção é que o meio fique mais intenso e o entorno mais leve e difuso, nada marcado. Você pode usar o dedo ou um pincel macio para ajudar a esfumar essa parte mais externa”, diz Kátia.

 

Foto destaque reprodução Guiame

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile