Marcas de luxo apostam no mercado da beleza e geram competitividade

Alice Accioly Por Alice Accioly
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As maiores grifes de luxo do mundo entraram no mundo da beleza com lançamentos de maquiagens e produtos de skincare. Marcas como Paco Rabanne, Dries Van Noten, Marc Jacobs, Gucci, Valentino, Hermès, Stella McCartney, Off-White e Victoria Beckham entram no segmento dos cosméticos e estão agora competindo espaço antes ocupado pela Chanel, Dior e Armani. 

Competitividade de luxo

As grifes de moda nos últimos anos se voltaram para o lucrativo mercado de beleza e cosméticos. Para além das peças bordadas à mão, agora, um maior público tem acesso a esses produtos de marcas caras, mas não é preciso mais gastar milhares de reais em uma peça de roupa.

Adquirir perfumes sempre foi uma porta de entrada para esse universo exclusivo, contudo, as marcas observaram que era necessário expandir essa possibilidade para mais produtos. Para os consumidores, comprar produtos de grife mais acessíveis é um “luxo mais próximo”, declara Sabrina Zanker, diretora da L’Oréal Luxe.


Artigos da linha Valentino Beauty. (Reprodução/ Instagram/ @valentino.beauty)


Ariel Ohana, sócio-gerente do banco de investimento independente Ohana & Co, afirma que “A resiliência do setor de beleza, que movimenta quase 500 bilhões de dólares globalmente mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador, é algo atraente”.

Investimento das grifes no setor

O investimento na beleza, de fato, faz com que as marcas de luxo vendam mais e conquistem mais clientes, visto que nos últimos cinco anos o mercado premium global de cosméticos cresceu 29%.

Na China, maior mercado consumidor desse segmento, houve um crescimento em 2020 de 14,8%, movimentando cerca de 2,4 bilhões de dólares, segundo dados da Euromonitor International. Mesmo que a pandemia tenha desacelerado o mercado, o Brasil, no ano passado, foi responsável por 776,5 milhões de dólares em vendas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Contudo, conseguir criar uma identidade coesa entre beleza e moda é desafiante. As duas categorias, exatamente por atenderem públicos diferentes, têm ciclos de produção, distribuição e estratégias de marketing diferentes. 

Foto destaque: Artigos da linha Gucci Beauty. Reprodução/Instagram/@guccibeauty

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