Mercado brasileiro de franquias cresce 14,3% em 2022

Bia Menezes Por Bia Menezes
3 min de leitura

Em 2022 o mercado de franquias cresceu no Brasil e consolidou sua recuperação. O balanço anual do setor realizado pela ABF – Associação Brasileira de Fanchising. Segundo a pesquisa, o mercado de franquias faturou mais de R$ 2011 bilhões e cresceu 14,3% em 2022. Em comparação com o período antes da pandemia, em 2019 o crescimento foi de 13,2% e faturamento no total de R$ 186,755 bilhões, mostrando que os impactos por conta da pandemia foram superados e ultrapassados.

Um dos principais motivos para esse crescimento foi o retorno forte do comercio e das atividades presenciais ao longo de todo o ano de 2022, a recuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização de vendas e o delivery.

 


Gráfico de faturamento primeiro trimestre de 2022 (Foto: Reprodução/abf.com.br)


 

 

Desde o auge da pandemia, são oito trimestres consecutivos de crescimento. Apenas no quarto trimestre o franchising brasileiro demonstrou um crescimento de 12,6 % em comparação com 2021. R$ 63,8 bilhões foi o faturamento dos últimos três meses do ano, mostrando que foi a melhor performance registrada nos últimos três anos.

A necessidade de novos modelos de negócio, principalmente virtuais e home based, o crescimento acelerado das micro franquias e marcas de outros mercados que aderiram o franchising são outros aspectos que também contribuíram para o crescimento.

Contabilizando o número de unidades, o mercado de franquia cresceu 7,8% em 2022, totalizando mais de 184,3 mil unidades.

O presidente da ABF, Tom Moreira Leite afirmou: “Em 2022 tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais e ao longo de todo o período, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos. Internamente, mantivemos o aprendizado da pandemia de fortalecer nossa operação em termos de eficiência e gestão, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver capacidades e canais de vendas digitais que mantem uma participação muito relevante. Com isso, depois de uma curva de recuperação acelerada, voltamos a uma trajetória ascendente.”

O franchising empregou mais no ano de 2022. Foram 1,58 milhão de vagas. ABF projeta crescimento do faturamento entre 9,5 % e 12% para 2023.

Foto Destaque: Gráfico indicando crescimento 

Reprodução/Freepik 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile