Mês da Consciência Negra ressalta a diversidade da beleza racial

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, esta data é uma ocasião essencial para valorizar a cultura negra na sociedade, enfatizar a luta pelos direitos, a busca por justiça e igualdade para a população negra, além de promover discussões e ações para combater problemas como, racismo e desigualdade racial.

Comunidade negra tem seu padrão

Historicamente, o autocuidado e o bem-estar têm sido negligenciados no contexto da mulher negra. Contudo, é evidente que essa realidade está se transformando. As mulheres negras estão em busca de referências de beleza que correspondam aos padrões do que é considerado ‘belo’ do ponto de vista da identidade racial de mulheres negras.

Em uma recente entrevista ao portal Gshow, a influenciadora digital Laryssa Schneider expressou que se sente mais empoderada e representada ao ver uma mulher negra ocupando posições de poder. “Na minha infância, lembro de ver a Taís Araújo interpretando Ellen e ela foi minha primeira referência nacional de mulher preta que ascendeu socialmente”, comentou a influenciadora digital.

Acompanhar mulheres negras de destaque, tanto na moda quanto na indústria da música, cinema, teatro, televisão, entre outros, contribui consideravelmente para o empoderamento da comunidade negra. Isso permite que muitas mulheres do grupo se sintam representadas em posições destacadas e no centro do poder de consumo. O caminho para a representatividade é longo e está avançando a curtos passos, mas pelo menos está progredindo.


Diferentes mulheres negras (Foto: reprodução/ Freepik/ Gshow)


Mercado da beleza negra é promissor

Atualmente no Brasil, existe cerca de 1,25 milhão de salões de beleza espalhados pelo país. No entanto, apesar de 56% da população do país ser composta por pessoas negras, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estabelecimentos voltados para esse público mal chegam à metade do total. Isso significa que há um mercado promissor a ser conquistado por aqueles que oferecerem um serviço diferenciado, personalizado para a mulher brasileira que se orgulha de suas raízes e de sua beleza própria.

 

Foto destaque: modelo posando (Reprodução/ Roger Monteiro/ Revista Raça/ Portal Terra)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile