INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Minoxidil: Como seu efeito adverso se transformou em um tratamento

Quando se fala em queda de cabelo ou barba e sobrancelha falhada, um composto tem sido considerado o mais prestigiado para o tratamento: O minoxidil.


Foto: Homem jovem analisando a barba/Reprodução: Freepik


Nas redes sociais, são diversos relatos de resultados positivos para o uso do fármaco. Porém o que talvez muitos não saibam é que o medicamento não tem como principal funcionalidade o tratamento para crescimento de pelos. O minoxidil é uma medicação usada por pessoas que sofrem com hipertensão arterial e não obtém resultados satisfatórios utilizando os diuréticos convencionais.

O uso para fins dermatológicos surgiu a partir da observação de um efeito colateral da medicação, surgimento de pelos no corpo. A partir dessa constatação o composto começou a ser indicado por dermatologistas, mas com dosagem diferente da usada para tratar a pressão arterial.

Sobre o efeito que favorece o crescimento capilar, os especialistas afirmam que não está ligado à presença de hormônios, e ainda não existem estudos precisos, porém eles atribuem os resultados a vasodilatação que o medicamento propicia, ou seja, ao ativar a circulação sanguínea adequada, estimula diretamente as células capilares propiciando o surgimento de novos pelos.

Como todo medicamento é muito importante não se automedicar, fator que gera maior preocupação, visto que por estar acessível nas redes sociais os resultados os relatos podem acabar, levando as pessoas a desejarem solucionar seus problemas como alopecia ou calvície hereditária com uso sem prescrição. Os profissionais da área alertam para seu uso sem as devidas orientações, isto porque para cada indivíduo o tratamento deve ser individual, com dosagens específicas e tempo de uso, a depender do tipo diagnóstico. Outra questão que os especialistas alertam é quanto a perda de fios no início do tratamento, isto porque  o composto acelera a queda dos fios que já estavam comprometidos e iriam cair.

Utilizando o medicamento da forma correta muitos benefícios podem ser obtidos, porém seus efeitos no sistema cardiovascular merecem os devidos cuidados para que não exista riscos ao paciente.

Foto destaque: homem adulto com problemas de calvicie/ Reprodução: freepik

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...