Os exercícios físicos contribuem para diversas áreas do corpo humano, auxiliam na saúde mental e física, na perda de peso e no fortalecimento do corpo. A prática habitual de exercícios também pode alterar a forma física do corpo, criando definição de músculos, eliminando a flacidez ou causando hipertrofia, uma condição em que há o aumento do tamanho e do volume dos músculos.
No entanto, algumas áreas do corpo não podem ser modificadas somente com exercícios físicos, como os seios, por exemplo.
Mitos e verdades
Mitos e verdades sobre a influência dos exercícios físicos nos seios. (Reprodução/Nadarte)
Ao contrário da crença popular, que diz que os seios podem aumentar com a musculação, a verdade é que tudo não passa de um mito.
Os seios são formados, principalmente, por tecido adiposo (gordura) e tecido glandular. O formato e o tamanho são influenciados por fatores internos, como genética, hormônios e gestações. No entanto, há a possibilidade de que os seios diminuam de tamanho. A prática do exercício físico gera perda de gordura corporal, e, consequentemente, a diminuição dos seios.
Se o objetivo for, na verdade, combater a flacidez, os exercícios voltados para o peitoral podem auxiliar. Realizar séries de supinos, crucifixos e flexão de braços podem ajudar a melhorar o tônus muscular abaixo do tecido gorduroso que forma o seio, além de promover melhor equilíbrio do corpo.
Como aumentar os seios
De maneira completamente natural, não há nenhuma fórmula mágica que seja capaz de aumentar os seios. Para isso, é necessária a intervenção cirúrgica, como a colocação de próteses de silicone ou a mastopexia. É de extrema importância levar em consideração os riscos de cada procedimento e avaliar se é compatível com o objetivo desejado.
Após a colocação de próteses, é possível continuar com a prática dos exercícios, mas tomando algumas precauções, para evitar danos aos seios e à prótese. Como o silicone é um corpo estranho ao organismo, impactos podem gerar hematomas, inflamações e mastites, que mais tarde podem evoluir para outro problema mais sério.
É necessário continuar com exames de rotina após a colocação das próteses, como ultrassonografias e mamografias.
Foto destaque: Mitos e verdades sobre a influência dos exercícios físicos nos seios. Reprodução/Freepik