Mudanças radicais no nosso cabelo, uma parte muito expressiva que reflete bastante nossa personalidade, podem trazer aquele choque inicial, nos primeiros dias em que nos olhamos no espelho.
A cabeleireira visagista Thamy Carvalho, em entrevista à revista Claudia dá dicas para essa transição de estilo ser mais leve.
“Sempre que alguma área da nossa vida muda, muda também a percepção que temos sobre nós. Uma das formas de externalizar isso é alterando o visual.” explica Thamy, falando sobre términos de relações, mudanças no ambiente de trabalho ou viagens internacionais trazendo a vontade de mudar de visual e com isso, mexer nos cabelos.
“Resolva primeiro essas questões e, aí sim, procure um profissional para promover a transformação”, completa a cabeleireira Simone Mino. A reflexão sobre estar ou não realmente pronta e com vontade de aderir à mudança é a chave para saber se deve prosseguir com a decisão.
É muito comum encontrar pessoas insatisfeitas com o resultado de seus cortes de cabelo no salão, seja mulher ou homem. Na maioria das vezes isso acontece porque as referências levadas são de outro profissional ou porque a pessoa da inspiração tem as características faciais totalmente diferentes das de quem está querendo o corte. O ideal é buscar referências de pessoas com características próximas às nossas e se possível, feito pelo mesmo cabeleireiro.
É válido consultar um visagista antes de realizar as mudanças. Foto: Reprodução/cottonbro studio/Pexels
É imprescindível também, pesquisar quais cuidados terão de ser tomados após o procedimento, seja de corte ou tintura.
O loiro, por exemplo, triplica os cuidados que você deveria ter com seu cabelo preto. A piscina pode deixá-lo verde, ele será naturalmente mais ressecado por causa da descoloração, o retoque da raiz há de ser frequente se você não quiser ficar com a parte escura do cabelo destoando, além disso, produtos de supermercado não seguram um cabelo loiro.
“Infelizmente, não acordamos impecáveis todas as manhãs e alguns cortes precisam de mais manutenção, como usar secador frequentemente”, diz Simone.
A mudança não precisa ser radical, se for feita aos poucos, tomando os cuidados certos e pesquisando não haverá susto.
Foto de capa: As franjas estão no topo de arrependimento dos cortes mal sucedidos. Reprodução/Freepik