INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Pele de porcelana: Como melhorar a pele unindo vitaminas à uma alimentação saudável

Rotina de skincare, limpeza de pele após o uso de maquiagens, filtro solar, hidratante próprio para o corpo e para o rosto, produtos adequados a cada tipo de pele, procedimentos estéticos… são diversas as formas de se manter o cuidado com a pele nos dias de hoje. A indústria de cosméticos cada vez mais apresenta uma gama de opções que você pode escolher para manter os cuidados diários com a pele.

No entanto, não bastam apenas cuidados tópicos. É preciso antes de tudo, aliar a rotina de cuidados à uma alimentação saudável e à ingestão de vitaminas. É o que explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Ela destaca que a vitaminas são fundamentais para uma pele saudável e enfatiza quais as mais importantes nesse processo. “Todas as vitaminas são importantes, mas entre as principais que são necessárias para uma pele saudável podemos destacar a vitamina C, essencial para a síntese de colágeno e importante antioxidante do compartimento hidrofílico da pele, a vitamina E, que é um dos principais antioxidantes lipofílicos da pele, além da vitamina D, necessária para a manutenção da homeostase e respostas imunes adequadas, que impactam diretamente o revestimento cutâneo”.


 

Vitamina C é essencial para o colágeno da pele. (Foto: Reprodução/Freepik)


A médica explica que é preciso entender que existe uma relação estreita entre alimentação saudável e a ingesta de vitaminas necessárias à manutenção da saúde da pele. Desse modo, ao ingerir alimentos ricos em vitamina A (retinol), tais como cenoura, abóbora, couve, brócolis, mamão, batata-doce cozida, goiaba, etc, se está pensando não apenas na alimentação saudável, mas auxiliando no combate de radicais livres, já que esses alimentos são ricos em betacarotenos (substância que dá pigmento à alguns alimentos) e possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Assim também pode-se pensar no colágeno, que é imprescindível para manter a firmeza e elasticidade da pele. Ao ingerir a vitamina C, tem-se o aporte proteico suficiente para a chegada de aminoácidos específicos nos tecidos conjuntivos, entre eles, a derme. Portanto, ingerir frutas cítricas tais como laranja, limão, acerola, abacaxi, cupuaçu, maracujá, morango etc são excelentes opções. Tanto a vitamina C quanto a E, devem ser consumidas diariamente. A médica explica ainda, de que forma a vitamina D pode ser sintetizada pelo corpo. “A vitamina D pode ser sintetizada a partir da exposição solar e obtida através do consumo de gorduras de origem animal”, destaca.

O cuidado com a pele deve ser global, a fim de que haja um equilíbrio interno e externo, assim, cuidados tópicos são fundamentais, mas manter uma alimentação equilibrada, com a ingestão de vitaminas essenciais, a prática de atividades físicas, o não consumo de álcool e cigarro, além do cuidado com a saúde mental, são imprescindíveis para que se mantenha uma pele saudável e bem cuidada, sempre de dentro para fora.

 

Foto de Destaque: Frutas são fundamentais para uma pele saudável. (Foto: Reprodução/Freepik)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...