Peptídeos na skincare: quais suas funções e benefícios

Isis Carvalho Por Isis Carvalho
3 min de leitura

Nas aulas de química do ensino médio, você provavelmente deve ter estudado sobre cadeias de carbono e os peptídeos. Estes últimos têm sido assunto atualmente nas áreas de beleza e skin care, uma vez que os peptídeos estão fazendo parte da formulação de novos produtos. Mas afinal de contas: O que são peptídeos e quais suas funções em produtos de skincare? Suas ações são efetivas, de fato? São questões que a InMagazine busca responder nesta matéria.

O que são peptídeos e quais as suas funções?

Peptídeos são uma cadeia de aminoácidos interligados por ligações peptídicas. As cadeias de aminoácidos podem variar de tamanho, pois podem haver peptídeos com apenas 2 aminoácidos (dipéptidos) ou centenas de aminoácidos (polipéptidos). Os peptídeos apresentam várias funções no organismo, podendo atuar na formação de hormônios, neurotransmissores e neuromoduladores. Eles também compõem proteínas como colágeno e elastina.


Cadeia de amnoácidos que formam os peptídeos e as protréinas (Foto: Reprodução/Profissão Biotec)


Como os peptídeos atuam no skincare?

Por terem grande variedade, os peptídeos possuem diversas funções. Mas no que diz respeito aos processos de skincare, estes atuam como sinalizadores de perda de proteínas da pele (como perda de colágeno), e ainda produzem maiores quantidades para suprir as perdas. Fazendo, assim, a reparação da barreira cutânea. Além de repararem as linhas de expressões, os peptídeos melhoram o tônus da pele, tornando-a mais elástica, e ainda inibem a degradação do colágeno. 

De maneira natural, os peptídeos que geram o colágeno, por exemplo, são produzidos por meio do consumo de alimentos como: ovos, gelatina, castanhas e carnes. Na skincare, fazer o uso de produtos que possuem ativos como o retinol e alfa-hidroxiácidos podem ser benéficos e estimulantes na produção da proteína de colágeno.

É importante reforçar que tais complexos encontrados em produtos de skincare devem antes ser recomendados mediante orientação médica. O consumo e o uso imprudente destas substâncias podem, não só, trazer efeitos contrários aos esperados, mas também muito prejudiciais à saúde. Portanto, é indispensável a consulta a um dermatologista antes do uso de quaisquer produtos.

Foto destaque: mulher aplicando cremes nas mãos. Reprodução/Unsplash

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile