Há quase 2 séculos, em 1828, em uma pequena boutique no centro de Paris, Pierre- François Pascal Guerlain montou a perfumaria que viria a ser uma das mais influentes e antigas do mundo. Ao lado dos seus dois filhos, Pierre, que tinha formação em química e medicina, criou várias fragrâncias notáveis, personalizadas de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente.
Treze anos após abrir sua primeira loja, em 1840, o perfumista atraiu a atenção da família real francesa, criando uma fragrância própria para a imperatriz Eugénie, que seria usada no dia do seu casamento. A fórmula, que ficou conhecida como Eau de Cologne Impériale (água de colônia imperial), lhe rendeu o título de Perfumista Oficial de Sua Majestade, além do interesse de outros membros da realeza, nos seus perfumes personalizados. Assim foi traçado o DNA da marca, que em sua essência traz o modelo de fragrâncias customizáveis.
Jean-Paul Guerlain, o último na linha de perfumistas da família, para manter a tradição, lançou em 2005 a primeira linha de alta perfumaria da Guerlain, a L’art & La Matière (arte e matéria), que chega ao Brasil em junho deste ano, juntamente com e-commerce próprio.
Coleção L’art & La Matière personalizável (Reprodução/Instagram)
Trazendo criatividade e ousadia, os perfumes da linha, que são limitados, contam com 33 fragrâncias e combinações nada convencionais de ingredientes raros.
Da perfumaria de mais de 300 fragrâncias, muitos dos perfumes têm nome de lugares e pessoas reais e de ficção. Recentemente, em setembro de 2022, a Guerlain decidiu ampliar sua linha de luxo, por meio do lançamento de 3 novas fragrâncias: Oud Nude, Cherry Oud e Oud Khôl (da coleção Shades of Oud), cada uma inspirada em uma figura de renome no mundo da arte.
A primeira se inspirou nas esculturas do artista romeno Constantin Brancusi. Já a Cherry Oud foi inspirada nos vermelhos brilhantes usados nas obras do artista pop americano Jeff Koons. Por fim, a Oud Khôl se inspira no tom ultra-preto popularizado pelo artista anglo-indiano Anish Kapoor.
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Vídeo de lançamento das 3 novas fragrâncias da coleção Shades of Oud (Reprodução/Instagram)
Nas lojas físicas da Guerlain que oferecem a coleção L’art & La Matière, os clientes podem fazer uma consulta para entender melhor o que procuram e qual fragrância se encaixa melhor com a sua essência. Alberto Plata, gerente de loja da Guerlain explicou como funciona. “Assim que a pessoa entra, peço que ela experimente quatro bases olfativas e indique as suas preferidas. Em seguida, faço perguntas íntimas sobre lembranças de aromas, ambientes favoritos da casa, comidas preferidas, são coisas que nos indicam um caminho. Muitos não conseguem finalizar sem estar com os olhos cheios d’água, acaba tocando o subconsciente das pessoas”. Ao final da consultoria, o cliente é levado a customização do frasco, podendo escolher cor, textura e até escolher uma frase para gravar na embalagem.
Mas o que torna a Guerlain ainda mais especial, é a possibilidade de ter, não somente uma fragrância customizada, mas uma fragrância única, relembrando o início da marca. Chamado de Bespoke, possibilita a criação de uma fórmula própria, diretamente com o nariz da marca. Segundo Thierry Wasser, atual perfumista da Guerlain, a/o cliente precisa estar engajado no processo criativo e levar a sério a experiência. O procedimento como um todo pode ser bastante demorado, podendo levar até 2 anos, já que a palavra final de todas as etapas do processo, de criação da fórmula a embalagem, deve ser do cliente.
Foto Destaque: O famoso frasco abelha em visão artistica. (Reprodução/Instagram)