A beleza e estética tem se tornado cada vez mais importantes para a população do Brasil nos últimos anos. De acordo com o estudo realizado pelo instituto GfK, na Alemanha, o brasileiro passa cerca de 4,4 horas semanais cuidando do corpo, ocupando o segundo lugar no ranking entre os 22 países analisados. Com o fim do isolamento social, a busca por espaços de beleza está sendo retomada gradativamente, sendo que 4 em cada 10 clientes já frequentam esses locais na mesma frequência anterior à pandemia, segundo um levantamento realizado pela Beauty Fair.
Além disso, no mesmo levantamento, foram identificadas duas novas tendências para o setor. No momento, o cenário mostra uma projeção de crescimento de até 45%, em que os consumidores tendem a frequentar mais vezes os espaços de beleza do que hoje. Outro fator identificado aponta que cerca de 46% dos clientes do nicho estão buscando locais diferentes, do que frequentavam no passado, para cuidar das unhas, cabelo, cílios e sobrancelhas, por exemplo. Entre os entrevistados, 9% preferem a troca por conta da falta de agilidade no atendimento.
Para Marta Cabral, designer de unhas e proprietária do espaço Beauty Club, localizado em Barueri (SP), é importante que o estabelecimento que a cliente procura ofereça mais de um tipo de serviço. “A otimização do tempo é muito valorizada hoje em dia. Então, a consumidora acaba preferindo um lugar em que ela possa fazer a unha, sobrancelha, extensão de cílios e um spa dos pés com qualidade, em apenas um local com os serviços sendo prestados simultaneamente, do que visitar espaços diferentes que prestam apenas um serviço”, explica.
Segundo o Instituto Kantar, do IBOPE, a baixa autoestima atinge 20% das brasileiras e, para Marta, apesar da autoestima não ser construída apenas pela estética, os cuidados em espaços de beleza aumentam, também, o bem-estar. “Tem toda uma questão de conveniência, de sair de casa para visitar um espaço legal, com um bom atendimento, em que a cliente sabe que vai sair se sentindo bem e bonita”. A nail designer acredita que a chave para proporcionar uma boa experiência para as clientes é a junção de qualidade, conveniência e otimização de tempo, já que na maioria dos salões de beleza é gasto bastante tempo para realização dos procedimentos.
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