INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Rotina de skincare: saiba o que é e quando usar produtos com ácido hialurônico

Quando se diz sobre skincare e tantas outras coisas que fazem parte do universo da beleza, é comum ouvir falar do ativo ácido hialurônico, que é um dos ingredientes populares que contribui para a composição de alguns cosméticos.

É possível encontrar esse ingrediente em produtos como preenchedor facial, maquiagens, hidratante labial e em cremes faciais, mas muitos não sabem o que ele faz, como e por que usar cosméticos com essa base.

A dermatologista Michele Monteiro, do Rio de Janeiro disse o seguinte: “O ácido hialurônico é um biopolímero formado por duas substâncias e está presente no nosso corpo, especialmente na pele. Ele também está nas articulações e até no globo ocular. Seu papel principal é hidratar e preencher o tecido cutâneo.”


Momento do skincare (Reprodução/Getty Images)


Para que serve o ácido hialurônico?

 O ácido hialurônico é um potencial ingrediente para produtos de pele e dentro de uma rotina de skincare ele pode ajudar a previnir o mal envelhecimento da pele, ou seja, o precoce e ajuda a tratar na prevenção de linhas finas. Além disso, ele pode auxiliar na recuperação da firmeza da pele e da elasticidade. “Conhecido por sua ação umectante, que retém até mil vezes do seu peso em água, ele ajuda a amenizar as rugas porque, quando a pele está hidratada, as marcas ficam menos aparentes, além de dar viço e um acabamento brilhante à face”, explica Michele.

Também existem procedimentos estéticos em que é possível injetar o ácido hialurônico em parte do rosto, mais conhecido como procedimento reticulado. Já a utilização dele como componente em produtos de pele é conhecido como não reticulado. “Por ser um componente já presente no nosso corpo, ele tem um resultado mais natural e com menor possibilidades de reação inflamatória do organismo”, completa a dermatologista.

Como usar o ácido hialurônico nos cosméticos?

Não há impedimentos enquanto a idade em que o ácido hialurônico pode ser usado, mas o mais indicado é a partir dos 25 anos, pois a ação dele no organismo é mais eficaz para começar a tratar a questão do mal envelhecimento.

Ele já vem em produtos cosméticos, mas também pode ser combinado com protetor solar e vitamina C durante a rotina de skincare, para promover maior hidratação.

Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?

O procedimento para injetar o ácido hialurônico serve para preenchimento de sinais e linhas finas, para volumizar áreas específicas, como olheiras, lábios, nariz e maxilar ou no bigode chinês. “Apesar de ser considerado um procedimento relativamente simples, o preenchimento com o ácido hialurônico deve ser feito com um profissional especializado, pois altera o formato do rosto e deve ser aplicado de maneira correta e segura para evitar efeitos colaterais”, alerta a profissional.

Existem contraindicações para o seu uso?

“Por se tratar de uma substância presente no organismo humano, dificilmente ocorrem alergias ou rejeição da pele”, explica a dermatologista. É recomendável a consulta com um médico especializado na área dermatológica antes de partir para a utilização do ácido hialurônico injetável.

 

Foto destaque. Produtos para skincare. Reprodução/Getty Images.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...