Os cravos e as espinhas aparecem quando temos muita oleosidade na pele. Eles podem aparecer com maior quantidade durante o verão, mas não é somete durante a estação mais quente do ano que eles surgem. O outono começou e a partir dele o clima frio começa a aparecer com mais frequência e a tendência da pele ressecada também podendo evidencia os cravos e as espinhas.
Segundo a dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, Valeria Marcondes: “O ar frio contem menos umidade, o que torna a pele naturalmente mais seca. Com isso e o excesso de limpeza e produtos com ação secativa, as glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de sebo na tentativa de hidratar o tecido, o que resulta em poros entupidos e, consequentemente, cravos e espinhas.” Explicou.
Alguns cuidados básicos, podem ser tomados para evitar os cravinhos e as espinhas. Veja:
Mulher lamentando seus cravos e espinhas. (Foto: Reprodução/Freepik)
Evite banho quente
O ressecamento do tecido da pele é um dos grandes causadores dos cravos e das espinhas. Nem sempre é o excesso de oleosidade que causa isso. E o banho quente é um grande fator de risco para isso. A água quente remove alguns óleos naturais que formam uma barreira de proteção do tecido cutâneo em nossa pele. Com isso ela se torna mais seca e mais propicia ao efeito rebote, que irá produzir mais cravos e espinhas.
Hidratar a pele
Nas estações mais frias, hidratar a pele é muito importante. Usar diferentes tipos de produtos, como séruns e loções, podem ser mais eficazes do que um hidratante pesado. “Além disso, é importante ficar de olho na composição de seu hidratante. É fundamental que o produto que você está usando contenha ativos umectantes, que são ingredientes que atraem água para pele.” Afirmou a dermatologista.
Evite tocar muitas vezes no rosto
Nossas mãos em frequente contato com o rosto, podem provocar cravos e espinhas. Elas podem estar sujas e provoca-los. O habito frequente de passar a mãos no rosto também pode gerar mais oleosidade a pele. Por isso, evite ao máximo esse habito.
Foto Destaque: Mulher Analisando o rosto.
Reprodução/Freepik