O ácido hialurônico é uma substância constantemente recorrida quando o assunto é tratar sobre o envelhecimento da pele. Apesar de ser o queridinho dos digitais influencers e de consultórios estéticos, é necessário entender que não são todos os casos que o produto é indicado, podendo trazer riscos à saúde da pele.
Este componente trata-se de uma molécula de açúcar que temos presente em nossa pele, responsável pela hidratação e qualidade da cútis. Ele pode interferir na formação de colágeno, uma vez que permite a comunicação entre as células, incentivando ou retardando a produção de colágeno.
O ácido hialurônico é um polímero presente naturalmente em nosso corpo. (Foto: Reprodução/BemBella)
Além de ser uma substância utilizada para manter a qualidade e hidratação da pele, o ácido hialurônico também está presente na composição de produtos que são usados para preencher sulcos, volumizar e corrigir a harmonia do rosto. Ele tem essa função por possuir biodisponibilidade e segurança quando aplicado na pele, pode durar como preenchedor por até 2 anos quando não sofre nenhum processo especial. Tal técnica tem sido bastante utilizada por artistas e blogueiras e, cada vez mais, popularizada.
Em casos nos quais o objetivo é apenas hidratar a pele, é utilizado o ácido hialurônico que não passa por nenhuma transformação química, mas passa por um processo chamado “Nanico”. Este processo permite que o efeito da substância dure por um maior período de tempo. Ele é aplicado em pontos específicos da derme, sendo necessária a formação de pápulas que vão desaparecendo com o decorrer do dia.
O ácido hialurônico bifásico pode ser combinado com outros tipos de tratamento. (Foto: Reprodução/TecMundo)
As aplicações dessa variante do ácido são feitas tanto no rosto quanto no pescoço a cada duas vezes ao mês. O fluido irá entrar em receptores específicos localizados na região da derme. Assim, a saúde da pele melhora com a realização dos procedimentos nos períodos certos, tendo em vista que contribui para a comunicação das células da pele.
Entretanto, especialistas afirmam que o ideal é consultar-se com um especialista, como um dermatologista, para que a avaliação do tipo de pele e recomendações para o sejam feitas.
Foto Destaque: O ácido hialurônico é utilizado para melhorar a saúde da pele. Reprodução/GouOdonto