Saiba como tratar a acne na idade adulta

Jenyfer Oliveira Por Jenyfer Oliveira
4 min de leitura

Todo mundo passa pela fase de ter problemas de acne, alguns só durante a adolescência, mas outros também acabam enfrentando a mesma situação na idade adulta. Segundo médicos especialista na área dermatológica, o tipo de tratamento adequado de acne para adolescentes e adultos são diferentes. Você sabia disso?

O dermatologista Daniel Cassiano disse o seguinte: “A acne adulta – que afeta mulheres a partir dos 20 até por volta dos 50 anos – não tem relação com a acne vulgar da adolescência. O quadro é caracterizado por lesões nodulares císticas, muitas vezes doloridas, que perduram por sete a dez dias.”

Sobre os tipos de acne ele comentou: “Elas aparecem na região do queixo e lateral das bochechas, podendo também estar presentes na linha de implantação do cabelo. A visita ao médico é fundamental para tratar o problema”.

Agora vamos entender o que pode causar a acne na idade adulta.


Acne na idade adulta (Reprodução/Getty Images)


Na idade adulta a acne pode surgir devido ao estímulo inadequado dos receptores hormonais ou alterações relacionadas à tireoide e pelo estresse, que pode estimular o aumento do cortisol e adrenalina.

Os hormônios do estresse induzem uma reação inflamatória. Por isso, quase sempre esse tipo de acne apresenta um indicativo de desconforto, com hipersensibilidade local e após três dias, em média, surgem os comedões inflamatórios — que estão relacionados ao período pré-menstrual, uso de contraceptivos de uso via oral ou na forma de adesivos ou ainda dispositivos intrauterinos”, comenta o dermatologista.

A partir dessas alterações hormonais que acabam ocorrendo o excesso de estímulo sobre as glândulas sebáceas com superprodução de sebo, e é aí que ocorre o aumento da proliferação de bactérias causadoras da acne. Outra causa é o uso de maquiagem sem a preparação da pele e sem tempo pra respiro.

Devemos também prestar atenção no consumo exagerado de gorduras trans e saturadas e alimentos com alto índice glicêmico que provocam a piora da inflamação e da resistência à cicatrização e persistência do quadro”, comenta o médico.

Como uma rotina corrida pode contribuir para o aumento da acne na idade adulta?

Poucas horas de sono, alimentação sem nutrientes, falta de cuidado com a pele, estresse e tabagismo podem ocasionar problemas de acne.
Por esse motivo, a paciente precisa ser investigada, com a realização de uma anamnese detalhada com investigação de toda a parte hormonal, hábitos de vida e situações de estresse. A conduta deverá ser baseada no controle significativo destes fatores”, destaca o dermatologista.

Qual é o tratamento adequado para acne na idade adulta?


Tratando a acne em casa (Reprodução/Getty Images)


O dermatologista Daniel Cassiano, afirma que o tratamento pode ser feito com sabonetes calmantes à base de extratos anti-inflamatórios, com uso duas vezes ao dia. “De noite, podemos indicar a vitamina A ácida, em dias alternados. Podemos ainda utilizar ácido salicílico, clindamicina e peróxido de benzoíla”, explica. Pela manhã, o dermatologista indica géis leves com ação calmante e de cicatrização.

Os peelings podem ser usados para diminuir a produção de oleosidade. Quanto às sequelas como manchas e cicatrizes, podemos utilizar o microagulhamento ou lasers para melhorar o relevo da pele”, diz o dermatologista.

Outra indicação do médico é que a pessoa que possui um problema com acne, principalmente em casos mais sérios, é recomendavel que o tratamento seja realizado em uma clínica especializada.

 

Foto destaque: Acne na idade adulta. Reprodução/Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile