Homens e mulheres de todo o mundo sofrem problemas com a oleosidade excessiva dos cabelos. Ainda assim, o público feminino acaba sendo o mais atingido por esse problema, que fere, além da saúde capilar, a autoestima pessoal. Diversos produtos são criados para auxiliar pessoas que possuem esse tipo de cabelo, mas somente isso não é o suficiente.
Junto dos produtos de boa qualidade e próprios para cabelos oleosos, alguns outros cuidados são necessários para diminuir o problema e ajudar na manutenção dos fios, mantendo-os saudáveis e bonitos. Confira a seguir algumas dicas essenciais para que isso seja possível.
Lavagem dos fios:
Lavar os cabelos dia sim, dia não. Esse pequeno gesto pode auxiliar imensamente os seus fios. Não é preciso fazer a lavagem a todo momento, pois com isso pode ocorrer o que chamamos de efeito rebote, quando o resultado acaba sendo o contrário daquilo que procuramos. Além disso, o couro cabeludo pode produzir mais oleosidade para repor aquilo que foi perdido quando lavado.
Temperatura da água:
Quando lavamos os cabelos em água muito quente, acaba estimulando a produção das glândulas sebáceas, responsável por produzir óleo. Opte por uma temperatura entre morna e fria para realizar a lavagem dos fios.
Imagem ilustrativa da lavagem dos fios (Foto: Reprodução/ervik)
Produtos específicos para os fios:
Como dito anteriormente, produtos próprios para cabelos oleosos são altamente importantes, pois além deles limparem profundamente os fios, eles evitam o acúmulo de resíduos na raiz.
Passar as mãos:
Evitar ficar passando as mãos nos fios também é uma ação muito importante. Quando isso é feito diversas vezes, a oleosidade produzida nas mãos pode ser passada para o cabelo.
Essas simples dicas são valiosas para o bom cuidado dos cabelos oleosos. Quando esses hábitos se tornam rotineiros, a melhora dos fios serão cada vez mais aparentes com o passar do tempo, aliviando o problema e enriquecendo a saúde capilar. É interessante lembrar que, mesmo em sua maioria, não é somente os cabelos lisos que sofrem problemas de oleosidade, cabelos crespos e cacheados também podem desenvolver.
Foto destaque: Imagem ilustrativa de um couro cabeludo oleoso. Reprodução/R7