Na ultima semana, rolou uma grande polemica causada pelo lançamento da base da Wepink, que é a marca de uma das maiores influenciadoras brasileiras na atualidade, a Virginia Fonseca. Todas as redes sociais, tiveram um boom de conteúdos sobre a base da influencer e se ela realmente o que cumpria que é ser a prova d’água. Porém, grande parte das análises foram negativas, mostrando uma baixa eficiência no quesito resistência a água.
Para uma base ser considerada a prova d’água, ela precisa cumprir alguns requisitos que demonstram resistência ao liquido. Uma base ou um produto que é à prova d’água, normalmente é frito com uma formulação anidra.
Em entrevista a revista Capricho, o Doutor e especialista em cosmetologia, Maurizo Pupo, disse: “É uma formula sem a presença de água ou sem grandes quantidades de água. Utiliza-se alta quantidade de ceras e silicones e ainda resinas impermeáveis que fazem com que os pigmentos da maquiagem não possam ser molhados e não possam ser umedecidos. Assim, quando em contato com a água, eles permanecem inertes sobre a pele. A água não consegue removê-los e permanecem sobre a superfície da pele mesmo após tomar chuva ou após mergulhar em abundância.”
Diferentes tipos e cores de maquiagem. (Foto: Reprodução/Freepik)
O Doutor também falou sobre os critérios essências para a base entrar nessa categoria. “Testes de eficácia em laboratórios especializados e independentes do fabricante são feitos para que uma maquiagem seja considerada a prova d’água. O especialista conta que voluntários aplicam o produto sobre a pele limpa e seca e sem a presença de nenhum outro resultado, depois, recebem jatos de água de forma consecutiva, sequencial e prolongada e, aí, essa água projetada sobre a pele das pessoas é coletada para se observar a presença de pigmentos. Caso a água coletada contenha pouquíssimos ou nenhum pigmento, ela se encaixa na categoria de à prova d’água. No entanto, se a água possuir grande quantidade de pigmento significa que esses pigmentos foram lavados pela água, ou seja, a maquiagem não pode ser considerada á prova d’água.”
Então, o ideal é que antes de comprar uma base que promete sem a prova d’água, estar lidados nas resenhas a respeito do produto, e se possível fazer um teste para perceber a resistência.
Foto Destaque: Diferentes tipos de base.
Reprodução/Freepik