Vem ganhando destaque entre os tutoriais nas redes sociais uma nova tendência de cuidados com a pele facial. São os chamados vídeos de Skin Cycling, ou seja, são cuidados noturnos feitos seguindo um ciclo semanal. A ideia se assemelha bastante com a proposta do cronograma capilar. A cada dia são usados cosméticos que têm uma finalidade específica.
O método consiste em dividir os tratamentos em etapas, em vez de fazer todo o processo em uma só noite. Esse protocolo de tratamentos geralmente usa produtos de componentes mais ativos, como: Ácido Retinóico, Ácido Glicólico, Ácido Mandélico e Ácido Salicílico, Retinol. Ceramidas, Pantenol e Probióticos. Alguns podem ser fotossensíveis, por isso a importância de fazer o procedimento durante a noite.
Mulher em frente ao espelho com a mão no rosto (Reprodução/Freepik)
O propósito dessa nova técnica é deixar a pele mais saudável apostando num ciclo de renovação dividido em 4 noites. Esse cronograma de tratamento facial foi desenvolvido pela dermatologista Whitney Bowe, de Nova York, a proposta consiste em fazer o processo de renovação de pele de forma mais dinâmica e sem usar muitos cosméticos ao mesmo tempo, fazendo assim com que os princípios ativos de cada cosmético possam desenvolver seus potenciais.
Na primeira noite de tratamento é o momento da esfoliação, onde serão removidas as células mortas. Nessa etapa pode-se usar ativos como o Ácido Glicólico, Ácido Mandélico. Na segunda noite é o momento da aplicação do estimulante de renovação celular, para essa etapa recomenda-se usar cosméticos que tenham como princípio ativo o Retinol. Já na terceira e quarta noite, é o momento de recuperação da pele e nessas etapas não devem ser usados nenhum ativo que tenha como finalidade agir de forma potencial. Neste momento recomenda-se que se use apenas um Acido Hialuronico.
Em todas essas etapas é importante que faça a devida higienização antes de aplicar os ativos, e após a ação deles fazer uma boa hidratação.
Outra observação importante é que antes do uso de qualquer produto, sempre procure um especialista para avaliar a pele, e fazer a indicação do melhor a ser utilizado.
Foto destaque: Mulher aplicando produto no rosto. Reprodução/Arquivo Canva