Skincare com receitas caseiras: confira cinco produtos perigosos para o rosto

4 min de leitura

Na internet encontramos uma infinidade de dicas caseiras, tutoriais e ferramentas eficientes para os cuidados com a pele. Porém, algumas delas podem ser extremamente prejudiciais, podendo até destruir o rosto sem muito esforço. É um perigo tanto para a pele quanto para a saúde acreditar que os produtos feitos em casa, mesmo os supostamente natural, não oferecem riscos. 


(Reprodução/Think Stock)


“Existem, sim, muitas receitas caseiras que são perigosas e que, além de não tratarem, ainda podem piorar a pele. Por isso, é importante lembrar que os produtos prescritos pelo dermatologista, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm PH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade”, alerta a dermatologista Dra. Natasha Crepaldi.

Para te ajudar, a dermatologista enumerou cinco produtos que você NUNCA deve usar na sua skincare e dá dicas de cuidados que devem ser tomados em casa. Confira!


(Reprodução/ISTOCK)


Suco de limão

“Um alerta para pessoas com qualquer tipo de pele, é que o limão pode levar à queimadura, quando em contato com o sol, por causa da radiação ultravioleta. Quem tem a pele sensível, principalmente, deve evitar o uso tópico do vegetal cítrico”, destaca a dermatologista.

 

Pasta de dente

“A pasta de dente pode criar uma reação em cadeia desagradável, principalmente em peles com propensão à acne. Por ser seca, a pasta de dentes pode causar ainda mais inflamações, formando ainda mais acne. Geralmente, as receitas caseiras com o produto são indicadas para secar espinhas, o que acaba podendo ter efeito rebote e ressecar ainda mais pele”, afirma Dra. Natasha Crepaldi.

 

Bicarbonato de sódio

“Apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica, a solução não deve ser usada na face, pois pode desequilibrar o PH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção”, destaca a especialista.

 

Vaselina

“A vaselina não é muito indicada para o uso no rosto, especialmente em peles oleosas, porque pode apresentar efeitos comedogênicos, como novos cravos e espinhas, além de obstruir os poros”, recomenda Crepaldi. 

 

Vinagre

“O vinagre tem os ácidos acéticos, cítrico, lático e succínico na sua composição, que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele. No entanto, por conter muitos ácidos, o vinagre não deve ser aplicado puro na pele, pois pode causar queimaduras”, alerta Dra. Natasha.

 

https://lorena.r7.com/post/Wolf-Cut-o-corte-da-vez

https://lorena.r7.com/post/Conheca-a-nova-tendencia-de-nail-art-cuticula-espelhada

https://lorena.r7.com/post/Confira-os-melhores-lancamentos-em-beleza-do-mes-de-agosto

 

Na internet, há ainda as receitas caseiras para você conseguir aquele bronzeado arrasador, que vão desde o uso de refrigerante até a margarina. E de acordo com a especialista, esses produtos causam queimaduras, manchas e até câncer de pele, devido a exposição da pele aos raios ultravioletas ao longo do tempo.

“É claro que existem receitas caseiras que podem ajudar no tratamento da pele. Mas sempre desconfie das que se dizem milagrosas. Misturas inapropriadas podem causar lesões sérias, por isso, sempre consulte um dermatologista antes de utilizar qualquer tipo de produto ou tratamento, seja ele caseiro ou não”, finaliza a Dra. Natasha Crepaldi.

(Foto destaque: Skincare com receitas caseiras: confira cinco produtos perigosos para o rosto. Reprodução/Pajaris)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile