Tendência na área da beleza: saiba o que é Well-Aging

Jenyfer Oliveira Por Jenyfer Oliveira
4 min de leitura

É muito importante ter um tempo diário para o cuidado da pele e do corpo, e melhor ainda é estar ligado nas tendências da área da beleza. Algo que está bombando agora são os tratamentos well-aging e pró-aging, você já ouviu falar deles?

Essa é uma nova tendência no que diz respeito a skincare, para tratar a pele e promover o anti-envelhecimento, mais conhecido hoje como “envelhecer bem”. Todo esse conceito está ganhando espaço para quem é adepto a beauty health, que nada mais é do que, cuidar da saúde do tecido cutâneo e prevenir contra as temidas linhas de expressão e machas.

O que é beauty heath?


Tratamento da pele (Reprodução/Getty Images)


Quando questionada sobre o que esse termo significa, a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paola Pomerantzeff disse: “Beauty health é a tendência da beleza saudável, que preconiza a associação de bons hábitos de vida, incluindo uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e cuidados com a pele, no mínimo limpeza, hidratação e fotoproteção, para manter a saúde da pele em dia. Com a pele saudável, a beleza é uma consequência.

Esse é só mais um hábito, de muitos que auxiliam no tratamento para promover rejuvenescimento. Algo semelhante é o HydraFacial, que é uma hidrodermoabrasão, que se realizada de forma regular pode ajudar no combate de sinais extremamente visíveis de envelhecimento.

O HydraFacial é considerado como um dos tratamentos fazem parte do “well-aging” ou “pró-aging”. “Desobstrução dos poros e melhora da hidratação e vascularização da pele, o que aumenta a penetração e, consequentemente, eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina skincare, além de potencializar a entrega dos nutrientes que adquirimos por meio da alimentação. Tudo isso se traduz em uma pele mais saudável, exuberante e jovem, com menos linhas e manchas”, disse a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

O que realmente é well-aging e pró-aging?


Preparação para tratamento da pele (Reprodução/Getty Images)


A busca pelo envelhecimento saudável tem sido o foco de discussões em meios médicos. Termos como well-aging ou pró-aging são mais apropriados do que antiaging ou antienvelhecimento, pois não é possível (ainda) bloquear ou impedir o envelhecimento”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Podemos falar em antibiótico, que mata bactérias, ou anticoncepcional, que impede a gravidez. Mas antiaging é errado, envelhecer não é doença: é fato, não há como ir contra. Temos que agir e interferir a favor do tempo, por isso ‘pró-aging’” destaca a médica. “Rugas fazem parte do envelhecimento, mas é possível melhorar o colágeno, deixar a pele sem manchas e com melhor qualidade para que a paciente se sinta melhor consigo mesma. Nada disso é antiaging: é pró-aging.

Essa é uma visão mais realista sobre o que é a fase de envelhecimento, diferente do termo antiaging, que significa a prevenção e tratamento de causas realacionadas a idade, ou seja, é como se fosse uma tentativa de impedir o envelhecimento da pele, ao invés de promover um bom envelhecimento.

 

Foto destaque: Amy Julliete Lefévre. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile