Tranças: história, modelos e curiosidades

Rafaela de Oliveira Por Rafaela de Oliveira
3 min de leitura

Historicamente, as tranças fazem parte da cultura negra. Estão presentes desde 3.500 a.C. e são consideradas um importante símbolo de resistência racial, que não se define apenas como um estilo, mas também como uma arte. A princípio, o penteado era utilizado para definir socialmente as pessoas – cada modelo representava a tribo, idade, classe social, religião e estado civil que pertenciam.

Outra curiosidade sobre as tranças é que também serviam como estratégia de sobrevivência entre os povos negros na época da escravidão. Além ajudar os negros escravizados identificarem a qual etnia pertenciam, era uma importante técnica paras fugas organizadas, uma vez que desenhavam-se mapas que ilustravam o caminho.

Além de servirem como uma ferramenta de resgate da cultura negra, as tranças culminam no empoderamento de homens e mulheres negras. Agora, mais do que nunca, o penteado que carrega muita simbologia imaterial, é usado pelos famosos.


Mc Soffia usa Box Braids (Foto: Reprodução/Instagram)


Box Braids

Esse modelo é o mais recorrido e popular. A técnica consiste em repartir o cabelo com o formato de divisão desejado (quadrangular, triangular, etc) e depois entrelaçar as mechas naturais com mechas do cabelo sintético. Esse estilo pode ser utilizado de diferentes tamanhos, assim como as demais tranças.


Camilla de Lucas usa Twist (Foto: Reprodução/Instagram)


Twist

O penteado consiste em trançar o cabelo utilizando apenas duas mechas, torcendo uma na outra. Comparado a box braids, as tranças twist são mais fáceis de fazer.


Ludmilla usa nagô (Foto: Reprodução/Instagram)


Nagô

As tranças nagô são feitas desde a raiz e são mais justas na raiz do couro cabeludo. O modelo permite que diferentes desenhos possam ser formados no cabelo. Algumas pessoas optam por desenhar um coração na lateral da cabeça.


Beyoncé usa Knotless Braids (Foto: Reprodução/Instagram)


Knotless Braids 

Diferente das box braids, por exemplo, as knotless braids não possuem um nó no início do processo que mescla o cabelo natural com o sintético. O penteado começa com os fios naturais trançados e, em seguida, é adicionada as mechas sintéticas.


Iza usa Gypsy Braids (Foto: Reprodução/Instagam)


Gypsy Braids

É feita do mesmo modo que as Box Braids, porém possuem espessura mais fina e as pontas são finalizadas com mechas sintéticas enroladas. Também conhecida como trança cigana ou bohemian braids.


Exemplo de Goddess Braids (Foto: Reprodução/Instagram)


Goddess Braids

Nesse tipo de trança os fios são entrelaçados como as tradicionais box braids e, depois, eles ganham extensões encaracoladas para aumentar o comprimento. É muito comum mesclar tons de cabelos sintéticos de diferentes cores.

 

Foto Destaque: Taís Araújo usa Box Braids Chanel. Foto: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário