Acidificação capilar pode ser um nome esquisito e ainda pouco utilizado, no entanto, esse é o tipo de tratamento recomendado para cabelos ressecados, com frizz e que absorvem água com facilidade. A acidificação se refere ao processo de redução de pH dos fios para que, assim, eles fiquem mais ácidos e próximos do ideal.
O médico tricologista é o profissional responsável por cuidar e solucionar problemas dos cabelos e do couro cabeludo e, segundo eles, o pH ideal dos fios se situa entre 4,2 e 5,8 – ou seja, levemente ácido. Um cabelo com pH alterado pode chegar até 14 e são em casos como este que a acidificação costuma ser o método recomendado.
Quando o cabelo precisa de acidificação?
É bem comum que esse tratamento seja recomendado para cabelos que já passaram por tratamentos químicos no geral. Esses cabelos tendem a apresentar características semelhantes: frizz, ressecamento e aparência opaca. Nesses casos, a acidificação vai atuar no fechamento das cutículas capilares fazendo com que os fios fiquem mais saudáveis, brilhantes e alinhados. Ela também atua na prevenção, deixando o cabelo mais forte e protegido contra futuras investidas externas.
Além dos cabelos afetados quimicamente, o processo de acidificação também é bastante recomendado para fios crespos, uma vez que, por conta de sua estrutura, esses costumam ser mais ressecados naturalmente.
Como fazer acidificação capilar?
O nome do processo pode aparentar sofisticado, no entanto, esse tratamento pode ser realizado tanto em casa quanto no salão. Os produtos utilizados podem ser caseiros ou prontos, mas o método é sempre o mesmo: aplicar nos fios após a lavagem, deixar agir de 5 a 10 minutos e depois enxaguar completamente. É recomendável que o tratamento seja feito uma vez por semana e, assim que os fios recuperarem a aparência saudável, você pode reduzir para uma vez por mês.
A acidificação ajuda na recuperação e fortalecimento dos fios. Foto/Reprodução: Pexels.
Qual é a diferença entre acidificação e hidratação?
A hidratação é realizada com cremes de tratamento para qualquer tipo de cabelo e ajuda os fios a reporem a água que precisam. Ela costuma ser indicada para auxiliar na manutenção, uma vez que ajudam a formar uma película temporária ao redor dos fios para que eles não percam mais água. A acidificação, por outro lado, faz os fios retornarem ao seu pH natural dando mais força e uma aparência mais saudável aos mesmos.
Foto destaque: mulher ruiva mexendo nos cabelos. Reprodução: Getty Images.