Um movimento global de sustentabilidade promove uma nova relação entre os cosméticos, consumidores e natureza. A partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, o upcycling beauty surge. Com uma proposta de diminiur o descarte e produção de lixo, essa prática de reutilização tem ganhado notoriedade no ramo da beleza.
Cerca de 73% dos consumidores da geração Z (pessoas nascidas entre 1995 a 2010) consideram a sustentabilidade quando vão adquirir um produto, de acordo com uma pesquisa da Beautystreams, plataforma de previsões de tendências.
Beleza sustentável
A transformação de insumos, que seriam descartados, em produtos de beleza, conversa diretamente com as questões de impacto ambiental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 80 milhões de toneladas de resíduos são gerados anualmente no Brasil. Grande parte de resíduos, como extratos de plantas, óleos essenciais e outros componentes naturais, são descartados como se não tivessem nenhum valor.
No entanto, a marca brasileira Ziel não concorda com esse descarte e reutiliza resíduos em seus cosméticos desde 2021. Ana Koff, CEO da empresa, começou inserindo nas composições das maquiagens sobras de uvas, como casca, semente, óleo da semente. Depois, passaram a aderir os cristais de fermentação do vinho e cascas de maçã. “Sou farmacêutica e cultivava esse sonho há mais de 20 anos”, conta Ana.
Qualidade de produtos upcycling beaty
De acordo com a cosmetologista Angela Bonjorno, “Os ingredientes passam por vários ensaios de controle de qualidade, segurança e eficácia. Normalmente, esses compostos naturais apresentam quantidades mínimas de substâncias ativas que são usadas como ‘marcadores’ e vão garantir a eficácia e segurança do produto.”
Produtos sustentáveis são tendência entre a geração Z. (Foto: Reprodução/Claudia)
A upcycling beauty envolve, principalmente, a capacidade de criatividade e inovação das marcas. Descobrir novas maneiras de manipular insumos que seriam descartados requer um trabalho muito cuidadoso, uma vez que essas marcas estão trabalhando com produtos alternativos que, provavelmente, nunca foram utilizados na área dos cosméticos.
Foto destaque: Materiais que seriam descartados são reutilizados com a upcycling beauty. Reprodução/ In-cosmetics Connect