Ao incluir um novo produto na rotina de skincare, há a possibilidade de surgirem algumas acnes e uma piora considerável na pele por conta da ação “purificante” do cosmético, que consiste na eliminação das impurezas com o fito de renová-la. Esse processo é denominado purging e dura de um a três meses, acontecendo pelo aumento da proliferação celular e consequente obstrução dos poros. Entretanto, a pele acneica também pode surgir pela reação negativa ao novo produto, que acaba por entupir os poros, processo conhecido por breakout. Tendo isso em vista, é crucial entender os fatores que podem desencadear a acne para efetuar o melhor tratamento para a pele.
Acnes podem aparecer por conta da utilização de novos cosméticos (foto: reprodução/freepik)
Essa acne medicamentosa, ao contrário da skin purging, pode durar por muito mais tempo e só acabar com um tratamento específico. Como explica a dermatologista Ana Carolina Suman para a revista Claudia, “quando um paciente, que não costuma ter espinha, começa a utilizar determinado produto e, de repente, apresenta lesões com frequência, pode se tratar da acne medicamentosa causada pelo produto”.
Fatores que culminam na proliferação de acnes na pele
Um novo produto pode causar uma pele mais acneica por vários aspectos, como por ativos presentes na fórmula ou pelo tipo de veículo, isto é, se é sérum, gel ou creme. A exemplo disso, tem-se a vitamina C. Como prossegue a médica, “a vitamina C em si, não causa acne, o que pode acontecer é um determinado produto, pelo veículo, ocasionar espinhas na pele do paciente. Então, uma vitamina C mais cremosa, por exemplo, pode causar acne, mas não é ela o ativo em si”.
Outro motivador para o aparecimento de espinhas é a quantidade inadequada de produto aplicado na pele, principalmente quando não é realizada uma limpeza eficiente, que acaba por acumular mais produto no tecido. Entretanto, a limpeza excessiva também pode ser prejudicial, pois torna a pele mais sensível, assim como a utilização de ácidos na pele sem a hidratação adequada.
Além de ser causada por determinados produtos, a acne também pode ser induzida por hábitos alimentares, predisposição genética e estresse. Por tal razão, faz-se necessário realizar uma investigação minuciosa para descobrir se o aparecimento de espinhas está, de fato, ligado ao uso de novos cosméticos.
Cuidados que devem ser tomados por conta do surgimento de acnes na pele
Em caso de suspeita de breakout, recomenda-se interromper a utilização do produto imediatamente e analisar como a pele reage sem ele. Entretanto, destaca-se a importância de fazer uso de cosméticos de qualidades e, sobretudo, prescritos por um especialista para evitar que a acne medicamentosa ocorra, pois ele é quem entende as necessidades de cada pele e, por isso, indica os melhores produtos. Portanto, evite comprar por conta própria.
Foto destaque: pessoa analisando sua pele no espelho (reprodução/freepik)