INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Beleza

Veja quais são os segredos das makes mais cobiçadas do mercado

As maquiagens são encantadoras porque transformam. Ao longo do tempo, suas fórmulas tornaram-se ainda mais potentes, através de muita tecnologia e ciência. Confira a composição de alguns produtos que entregam benefícios surpreendentes:

– Pigmentação além do alcance:


Paleta de sombras pigmentadas. (Foto: Reprodução/Máxima)


Um dos benefícios da maquiagem de hoje em dia que é muito valorizado é a intensidade da cor quando aplicada na pele. Por conta disso, a tecnologia se torna ainda mais sofisticada para conseguir elevar os pigmentos até a potência máxima, sendo elaborada a partir de materiais como dióxido de titânio, mica, corantes sintéticos e óxidos de ferro. A farmacêutica e consultora da Uni Makeup, Mariana Lopes Simões, explica: “Geralmente, uma sombra com alta concentração de pigmentos coloridos em comparação a outros ingredientes da fórmula, como preenchimentos ou aglutinantes, é a mais pigmentada”. Porém, não é tão simples assim: a qualidade do pigmento também importa muito no acabamento.

“Existem os chamados pigmentos revestidos, que, olhados pelo microscópio, ficam dentro de uma espécie de bolha. Elas ‘explodem’ no sanduíche entre o pincel e a pele. Assim, o produto é mais confortável de usar e dá melhor acabamento”, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento do “O Boticário”, Gustavo Dieamant. E isso é algo difícil de encontrar no rótulo de um produto. “Sombras à base de creme ou gel permitem um resultado de cor mais intenso e podem ser aplicadas de forma mais densa”, afirma Mariana.

– Correção de cores:


Hidratante da linha “Waso”, da marca Shiseido. (Foto: Reprodução/Coisas de Diva)


A marca Shiseido tem um hidratante, na sua linha “Waso”, no qual a cor se ajusta ao tom da pele da pessoa que o aplica. De início, ele parece ser branco, mas conforme ele é espalhado, a cor vai mudando. “Este é um pigmento que chamamos de transition, já que cada empresa dá um nome diferente para ele”, diz a COO da Belong Be e CMO da Alma Cosméticos, Amanda Coelho.

Mas, além dos hidratantes, existem bases no mercado que fazem o uso da mesma tecnologia, mas em produtos com tonalidades diferentes para pele. “Essas cápsulas contêm pigmentos vermelhos, amarelos e azuis, que ajudam a base a se adaptar aos subtons de pele”, explica a especialista em desenvolvimento de maquiagem e consultora da Mac e Avon, Daniele Damata.

Os pigmentos verdes neutralizam a vermelhidão da pele e os pêssegos e amarelos, iluminam a pele e reduzem as olheiras.

– Matte confortável:


Batom vermelho efeito matte. (Foto: Reprodução/Bjoca)


A textura matte é bastante querida atualmente pelos amantes da maquiagem, ainda mais quando se trata de resultados coloridos. Essa textura não deixa que a cor transfira ou escorra na pele. Porém, por ter um toque seco, pode causar a desidratação dos lábios.

Por muito tempo, os batons secos eram sinônimos de boca craquelada, isso por conta dos pós matificantes usados nas formulações. Porém, a inovação permitiu que isso ficasse para trás. “Antigamente, esse tipo de maquiagem era seco e rígido. Não se misturava bem nas formulações”, afirma Gustavo Dieamant.

Agora, novos componentes que ajudam a manter a pele hidratada foram adicionados, como vitamina E e ácido hialurônico, sem interferir no acabamento.

– Bocão otimizado:


Gloss Lip Pumpler da Too Faced. (Foto: Reprodução/Too Faced)


O bocão é uma tendência que ganha protagonismo a cada temporada, fazendo com que o gloss lip plumper entre em ação. Eles têm ativos que promovem o fluxo sanguíneo e potencializam a circulação da região, fazendo com que o volume dos lábios aumente.

Existem várias formas de conseguir esse efeito, mas o mais comum é a capsaicina, componente químico presente nas pimentas. “Ela tem um efeito quase alergênico quando aplicado nos lábios”, diz Amanda Coelho. E é por isso que sentimos uma ardência na boca quando passamos eles.

“Esse ingrediente é um vasodilatador, que aumenta a vascularização da região e causa rubor e aumento de tamanho dos lábios”, diz a COO da Belong Be.

Uma outra alternativa mais recente para o preenchimento labial e com durabilidade maior, é o ácido hialurônico. Gustavo Dieamant explica: “O efeito demora mais para aparecer, por volta de 40 a 60 dias”.

– Supercílios:


Máscara de cílios volumosa. (Foto: Reprodução/Forever Chic)


Para que os cílios fiquem com um aspecto volumoso, poderoso e com densidade, existe uma conjunção de fatores. Segundo especialistas, o efeito final do produto depende 50% da embalagem e 50% da formulação.

“Aplicadores mais gordos, com cerdas de fibra, dão a aparência de cílios mais volumosos. Aplicadores finos, com cerdas de silicone, dão o efeito de alongamento das pestanas”, afirma Gustavo.

Porém, algumas das inovações dos produtos garantem as pestanas dos sonhos: algumas máscaras de cílios possuem celulose, fibras de nylon ou algodão, por exemplo, que, ao se fundirem aos pelos, dão a aparência de mais densos.

Foto destaque: Mulher sendo maquiada. Reprodução/G1

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...