Além do talento, um grupo de renome chamou a atenção ao cruzar o tapete vermelho da 76º edição do Emmy Awards neste último domingo (15), e o deslumbre foi efeito de seus reluzentes cabelos prateados. Atrizes como Elissa Karasik, Gillian Anderson e Kathy Bates colocaram seus fios grisalhos para jogo e mostraram que a antiga aversão à tonalidade realmente ficou no passado.
A premiação, que concede prêmios aos principais nomes da indústria audiovisual norte-americana, serviu de palco para um movimento feminino de aceitação da mudança de cor natural das madeixas, exibindo não o arcaico conceito de velhice e descuido, mas sim mulheres forte e maduras que não possuem o mínimo desejo de esconder o passar do tempo.
O Emmy não foi o primeiro grande evento com um número notável de mulheres que exibem com confiança seus cabelos grisalhos. O Oscar deste mesmo ano foi consideravelmente notado pela presença crescente de atrizes com mechas prateadas, exibindo uma maior naturalidade.
Empoderamento feminino
Muito se questiona sobre os padrões de beleza impostos às mulheres pela sociedade atual, mas acaba que os questionamentos se restringem apenas a uma faixa etária mais jovem, enquanto mulheres mais maduras são esquecidas em velhos preconceitos e tabus sobre seu visual, muitas vezes aprendidos quando ainda eram mais novas. Mais difícil ainda é quebrar com essas regras indiretas quando se já conviveu uma vida inteira com as mesmas, por isso apenas recentemente está mais perceptível um movimento feminino de não querer mais cobrir seus fios grisalhos e assumir (de maneira indireta) sua idade.
Pensando nesse assunto delicado, em 2023, a escritora Camila Balthazar publicou um livro intitulado “Sem Tinta”. Nele, ela aborda as dificuldades que muitas mulheres sofrem ao decidirem desfilar com seus cabelos brancos, ao mesmo tempo que desafiam os padrões de beleza, confrontam o medo do envelhecimento e fortalecem a autoestima. No livro, a autora também levanta um dado muito interessante: durante a pandemia, em 54 salões de beleza, houve um aumento significativo de 74% no número de mulheres que deixaram de pintar o cabelo e assumiram seu tom natural.
O importante de ver tantos nomes famosos, em premiações importantes, assumirem seus cabelos brancos, é de mostrar para mulheres ao redor do mundo que o amadurecimento refletido nos cabelos não é algo a ser repudiado e escondido, mas sim celebrado.
Cuidados especiais
Apesar da essência ser manter o natural, cabelos grisalhos ainda precisam de tanto cuidado quanto os tingidos. Para mantê-los bonitos e brilhantes, especialistas indicam alguns cuidados especiais, pois conforme o tempo passa, as madeixas perdem sua melanina, os deixando mais fracos. É comum que, dependendo do comprimento, os fios percam o brilho e se tornem mais porosos, devido também a perda da melanina, que confere a cor das madeixas.
Por isso, recomenda-se um bom tratamento de hidratação constante, em conjunto com uso de linhas específicas para cabelos acinzentados, que confiram uma tonalização propícia à cor, evitando tons amarelados. Assim, com a escolha de produtos correta e uma confiança arrebatadora, muitas mulheres podem se libertar de uma velha prisão imaginária e abrilhatarem os espaços com orgulho de seus cabelos brancos.