Descubra as tendências de cabelo das celebridades para 2024 e encontre a cor ideal para você

Redação INMAG Por Redação INMAG
9 min de leitura
Foto destaque: Gkay e Malu Borges (reprodução/Instagram/@gkay e @maluborges/montagem Karine Uchelo)

Os novos tons de cabelo para 2024 já circulam entre as famosas. O chocolate, aderido por Hailey Bieber e Kendall Jenner; os ruivos de todos os tipos, sobretudo o cherry, que conquistaram o coração de celebridades como Giovanna Ewbank, Mari Gonzalez, Dua Lipa, Megan Fox e Beyoncé; o rosa claro da Karol G e Rihanna e o loiro mel, inaugurado pela Zendaya no Met Gala 2024, chegaram para ficar este ano!

De acordo com a consultora de coloração pessoal, Mari Raugst, que acompanha as mudanças de visual das celebridades, é possível utilizar as cores tendência valorizando a própria beleza. 

Muitos acham que depois que você identifica os tons, intensidade e cores que mais valorizam suas características pessoais, você tem que se fechar nessa cartela. Nada mais errado. Com as técnicas de coloração de cabelos certas é possível passear por outras cores”, explica Mari.

Antes da maquiagem ou roupas, a cor do cabelo é a primeira ‘luz’ que vai refletir na pele, a deixando mais vívida ou apagada. Então podemos explorar várias técnicas como esfumado, luzes, sombreado e outras para que uma pessoa use uma cor de outra cartela sem desvalorizar a própria beleza”, complementa Joy Prestupa, hairstylist especialista em harmonização capilar.

Quais as cartelas de coloração pessoal?

As especialistas utilizam a metodologia de colorimetria baseada no método sazonal expandido, criado por Suzanne Caygill e que possui 12 cartelas diferentes. “Primeiro, elas se dividem em temperatura: as mais quentes são primavera e outono, e mais frias, verão e inverno e há subdivisões de acordo com a intensidade”, diz Mari. 

Veja abaixo as orientações para aplicar diferentes tons das famosas nas cartelas Primavera/Outono e Verão/Inverno:

Ruivos (cherry e outros)


Dua lipa com cabelo na cor vermelha (Foto: reprodução/Instagram/@dualipa)

Inverno

Esta é a cartela perfeita para tons fortes no vermelho cereja, pode ser utilizado sem ressalvas inclusive em suas variações: Cherry Brown, Cherry Red ou Cherry Cola que variam de acordo com um fundo mais avermelhado ou castanho. 

Verão

O cherry é um cabelo que não funciona muito para cartelas de verão, segundo as especialistas. Para quem ainda quer se aproximar do tom, é possível deixar a cor um pouco mais pastel e apostar em tons de make claros e suaves que deixem a pele um pouco mais fria para equilibrar. 

O ruivo do verão eu diria que é o rosa claro, se formos ousar. Ele não funciona muito para as demais cartelas, mas no verão fica muito natural e harmonioso. A Rihanna, por exemplo, por ser de uma cartela verão suave, fica muito bem com essa cor”, diz Mari. 

Primavera

Na cartela de primavera, estão em casa os ruivos mais laranjinhas, também conhecidos como “ginger orange” , que é a marca registrada da atriz Marina Ruy Barbosa. É a cor mais próxima de um ruivo natural e com as peles primaveras harmoniza a ponto de dar a impressão de que é a cor original do cabelo.

O rosa claro ainda funciona para esta cartela, de acordo com as especialistas. “Minha aposta para a Karol G, por exemplo, é uma primavera que soube aplicar muito bem o rosa, deixando a raiz mais branca e aplicando o rosa no comprimento”, afirma Joy. 

Outono

Aqui os ruivos acobreados garantem harmonia. A cor é a queridinha da atriz de Riverdale Madelaine-Petsch atualmente, mas já conquistou famosas como Kendall Jenner, Anitta, Sandy, Fernanda Paes Leme e Claudia Leitte.

Chocolate


Hailey Bieber com cabelo na cor chocolate (Foto: reprodução/Instagram/@haileybieber)

Outono e Inverno

Todos os tons de chocolate são perfeitos para invernos e outonos. “Aqui a cor está em casa porque essas são as duas estações mais escuras”, explica Mari.

Primavera e Verão

Nestes casos, é preciso ter um pouco de cuidado, pois o chocolate deve ser bem claro, quase indo para o loiro. De acordo com a especialistas, foi a aposta da Hailey Bieber, que tem cartela primavera e adquiriu uma versão loiro dourado do chocolate. Para as cartelas verão, é preciso atentar para não ficar marrom, mas tender para um chocolate mais acinzentado que dá uma estética similar ao tom que está em alta. “Eu apostaria em um chocolate que puxa mais para o capuccino, que é um tom frio”, diz Joy.

Loiro Mel


Zendaya com cabelo na cor loiro mel (Foto: reprodução/Instagram/@zendaya)

Primavera

Por ser um cabelo totalmente quente, vai favorecer muito as peles de primavera e outono. A dica aqui é apostar em um tom vívido do loiro mel, podendo utilizar a cor em todo o cabelo ou em mechas, para quem não quer estar totalmente loira.

“É um tom que em primavera causa tanta harmonia que ajuda até quem não quer utilizar tanta maquiagem, mas não quer deixar a pele apagada. Ele ilumina bastante”, afirma Mari.

Outono

No outono, o loiro mel pode ser aplicado de forma um pouco mais suave ou então deixando a raiz do cabelo mais fechada. “Era o que eu recomendaria para o da Zendaya, por exemplo, por ela ter uma cartela que vai mais para o outono escuro e ser favorecida pelo alto contraste (quando a diferença de tom entre a pele e o cabelo é alta)”, indica Mari. Aqui é possível equilibrar um pouco com maquiagens em tons dourados para “esquentar” ainda mais a pele.

Verão e Inverno

Essas peles podem apostar no mel com um fundo mais acinzentado ou neutro, que tornaria ele um pouco mais frio. “Acaba saindo da proposta do loiro mel que puxa mais um dourado, mas é o que daria de opção para se encaixar nessas peles”, diz Joy. Em outros casos, a cor pode ser aplicada em sua forma original, em conjunto com makes que estejam dentro das cartelas de verão e inverno para criar harmonia, mesmo com a cor de cabelo fora da cartela.

Liberdade de escolha

As especialistas destacam que as dicas não servem para limitar a escolha do cabelo ideal, mas dar ferramentas para que as opções fiquem harmoniosas. “A cartela não é para limitar, mas para trazer conhecimento e instrução para que ela, a cliente, possa fazer a escolha que ela quiser”, diz Mari.

“Ela pode ter um cabelo fora da cartela, só que ter este conhecimento vai trazer ainda mais autonomia e assertividade, porque ela vai fazer essa mudança intencionalmente. Ela sabe que está fazendo algo fora da cartela e sabe o que fazer com isso”, completa Joy.

Sobre as especialistas

Joy Prestuba (@joyprestupa)

Hairstylist há mais de 10 anos, pioneira na área de análise de coloração pessoal dentro dos salões. Antes de toda aplicação de tintura em suas clientes, ela realiza um teste de coloração pessoal para indicar os tons que melhor favorecem. Também indica cuidados pós-coloração para cabelos cacheados, ondulados, lisos e com química.

Mari Raugst (@mari.raugst)

Analista de coloração pessoal há 8 anos que já analisou famosos como Malu Borges, Naira Ávilla e outras. Ela utiliza Inteligência Artificial para prever o resultado de diferentes tons de cabelos de acordo com a cartela da pessoa analisada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile