Rare Beauty, empresa de Selena Gomez é referência de diversidade e acessibilidade

Laura Galdino Por Laura Galdino
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Foto destaque: Celebrando o aniversário de Selena Gomez (reprodução/Rare Beauty)

Dia 22 de julho, esta segunda-feira, é o aniversário da empresária e cantora Selena Gomez e, para celebrar sua vida, é justo analisar o impacto que ela tem causado no mundo através de sua empresa de cosméticos. 

Embora seja extremamente comum que famosos fundem suas empresas de cosméticos, roupas ou os mais variados produtos, nem todas elas conseguem causar impacto social da maneira que a Rare Beauty faz desde seu lançamento há 4 anos. 

Através de sua empresa, Selena promove a autoaceitação, quebra dos padrões de beleza e a acessibilidade ao tentar mostrar que o conceito de “bonito” pode e deve ser ressignificado. Outro pilar relevante da empresa é promover a singularidade de cada indivíduo.


Rare Beauty: “Você não é definida por uma foto, uma curtida ou um comentário” (Foto: reprodução/Instagram/@rarebeauty)

Representatividade e acessibilidade

A cantora norte-americana revelou em 2015 que sofria de lúpus, uma condição inflamatória crônica em que o corpo ataca suas próprias células e tecidos saudáveis. Embora as causas da doença ainda não seja conhecida, a Sociedade Brasileira de Reumatologia afirma que fatores genéticos, hormonais e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento. 

Selena precisou de um transplante de rim devido ao acometimento do órgão pelo lúpus e, em alguns momentos, demonstrou alguns problemas psicomotores relacionados também a condição. Com isso, ela decidiu por fundar uma marca em que pessoas em condições similares, não tivessem dificuldades em abrir as embalagens de seus produtos e se sentisse incluída no mundo da beleza e maquiagem. 


Steal the Look comenta a importância da Rare Beauty (Vídeo: reprodução/TikTok/@stealthelook)

Além disso, a marca sempre conta com diversos produtos com tons variados de pele garantindo a inclusão de qualquer tipo de pessoa e, conta também com a participação de famosos e modelos tido como “fora dos padrões usuais de beleza“.


Lançamentos de Rare Beauty (Foto: reprodução/Rare Beauty)

Impacto social

Rare Beauty foi fundada em setembro de 2020 e, há época, viralizou no TikTok e demais plataformas por terem produtos práticos que diferentemente de alguns, dispensavam o uso de demais acessórios, como o blush líquido que ganhou bastante fama e o blush cremoso. 

Saúde mental também é um dos principais compromissos da marca, que revelou ter sofrido diversos ataques de pânico e depressão, além de ter revelado ter bipolaridade. Rare Beauty Impact Fund é uma ONG co-fundada pela cantora que arrecada recursos para redistribuir em prol de acessibilidade a serviços de saúde mental e educação para jovens de todo o mundo. 

O compromisso demonstrado por Selena consolidou a Rare Beauty como uma referência única quando se diz em impacto nos clientes, diversidade e inclusão.

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Redatora do site In Magazine (Ig);
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