INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Casa e Decoração

Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

Todo mundo aguarda o fim do ano para caprichar na montagem da Árvore de Natal. Adultos e crianças se reúnem para este momento único, em que escolhem seus enfeites preferidos, enviam boas energias e, aguardam ansiosamente pelos presentes que ficarão ao redor da decoração natalina. Sendo assim, não há como não lembrar do popular Pinheiro, espécie também conhecida como Tuia Strickta (com nome científico de Juniperus Chinensis Stricta), muito procurado para compor a decoração e um dos principais símbolos da época, que representa a vida, em razão de sua resistência, mesmo no inverno.

Para quem deseja montar uma Árvore de Natal a partir de um pinheirinho de verdade, mas não sabe exatamente como começar, a equipe da Vasart  fabricante de vasos contemporâneos e sustentáveis – apresenta algumas dicas importantes. Confira um passo a passo a seguir!


Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

(Foto/Reprodução)


Materiais que serão utilizados (Todos à venda em lojas do segmento):

1 Tuia Strickta; 1 vaso com furinhos na parte inferior; manta para drenagem; terra, substrato, cascas de pinus para cobertura e enfeites natalinos.

Passo 1: Inicialmente, como em qualquer outro processo de plantio, é necessário realizar a drenagem do vaso. Portanto, para começar, faça um recorte proporcional de manta de drenagem (também conhecida como manta de bidim ou geotêxtil) para forrar o fundo do modelo escolhido. Depois, será preciso incluir uma camada de argila expandida e, em seguida, mais um pedaço de manta para cobrir. 


Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

(Foto/Reprodução)


Passo 2: Agora, será a vez de colocar um pouco de terra acima da manta de bidim para dar a altura adequada. Então, será o momento de realizar o plantio do pinheiro e centralizá-lo no novo vaso. Depois, coloque a terra e o substrato necessários nos cantos para a montagem completa e, por último, cubra com casca de pinus (que tornará o visual rústico e belo), além de manter o substrato úmido por mais tempo.


Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

(Foto/Reprodução)


Passo 3: Chegou a hora mais esperada: o momento da decoração! Nessa parte, é possível dar asas à imaginação e criar um visual encantador. Bolas coloridas, lacinhos, enfeites diversos e a estrela no topo são muito bem-vindos! Dê preferência a materiais leves, para que não sobrecarreguem a planta, além de criar um visual mais harmônico. Para fixar os enfeites, é possível recorrer a linhas ou arames fininhos, muito comuns para comprar em casas especializadas em decoração natalina, ou pela internet.


Aprenda como montar uma Árvore de Natal com um pinheiro natural

(Foto/Reprodução)


Para fixar os enfeites, é possível recorrer a linhas ou arames fininhos, muito comuns para comprar em casas especializadas em decoração natalina, ou pela internet. No exemplo das fotos, a alternativa escolhida foi colar os lacinhos com fita dupla face nas pontas do pinheiro. A equipe da Vasart explica, que não há problema em utilizar a fita dupla face, pois esse tipo de cola não tem poder de penetração na planta. De qualquer maneira, seu uso é apenas indicado de forma sazonal, como no período do Natal, com a fita sendo retirada depois. 

Dica importante: para essa espécie, a recomendação é regar apenas a terra (base da planta), não sendo indicado jogar água, nem borrifar as folhas e galhos. Isso permite a possibilidade de incluir até mesmo os famosos cordões de luzinhas natalinas na área verde, já que não haverá contato com a área molhada, evitando acidentes. No caso de crianças ou pets em casa, o cuidado deve ser redobrado!

Dicas de cultivo

Assim como qualquer outra espécie, o pinheiro necessitará de todos os cuidados para manter a saúde e a beleza nos demais meses do ano. Dessa forma, confira algumas dicas para ajudar, principalmente para quem é novo no assunto:

Luminosidade / Exposição – a Tuia é uma planta de sol pleno. Portanto, a orientação é posicioná-la em uma área com muita luz solar, como sacadas, próximo a janelas, em quintais, jardins etc. Durante as festividades, caso o local escolhido para fazer a decoração natalina não receba tanto sol assim, a dica é trocar de lugar logo após o Natal ou Réveillon.

Rega  a recomendação é não deixar a terra seca por muito tempo. Portanto, a dica é sempre colocar o dedo para verificar a umidade do solo. Caso esteja seco, pode regar em abundância.

Tamanho – se trata de uma espécie de grande porte. Portanto, se for plantada em quintais, por exemplo, poderá alcançar uma altura elevada. Para quem prefere o tamanho menor, a ideia consiste em plantar o pinheiro em vaso.

Adubação – pode ser feita a cada dois meses. Uma boa sugestão é aplicar o bokashi, que é leve e orgânico, além de uma ótima sugestão para quem está começando a cultivar agora. 

Foto Destaque: Reprodução

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...