O dia de hoje representa um marco importante para os amantes do roque alternativo e grunge. Em 5 de abril de 1994, há 30 anos, o corpo de Kurt Cobain, líder e vocalista da banda Nirvana, foi encontrado por um funcionário em seu apartamento. Com uma espingarda repousando no peito e uma longa carta de despedida endereçada a Boddah, seu amigo imaginário de infância, Kurt se despediu da vida que fora marcada por um sucesso estrondoso, problemas emocionais e abuso de drogas.
Embed from Getty Imageswindow.gie=window.gie||function(c){(gie.q=gie.q||[]).push(c)};gie(function(){gie.widgets.load({id:’JgpyM4B8SoBFVoI5hGK0uA’,sig:’zGlkgyflouAWQWGkEbkMDC277fsyeZOdYNflAwlRc2Q=’,w:’472px’,h:’319px’,items:’2225160′,caption: true ,tld:’com’,is360: false })});
Kurt Cobain, volaista da banda Nirvana (Foto: reprodução/Hulton ArchiveFrank Micelotta Archive/Embed Getty Image)
‘Me sinto culpado’
Adepta do movimento grunge, a banda Nirvana veio na esteira das precursoras Soundgarden e o Green River. O início foi marcado por músicas mais cruas de “rock de garagem”, evoluindo para uma sonoridade mais caprichada e atraente em sentido comercial.
Ao passo que outras bandas do gênero se formavam e se dissolviam, Nirvana foi a banda que atraiu os olhos de todo o mundo para o que a mídia denominou de “fenômeno grunge”. Foi somente natural quando a banda começou a lotar shows e assinar contratos com grandes gravadoras.
Embed from Getty Imageswindow.gie=window.gie||function(c){(gie.q=gie.q||[]).push(c)};gie(function(){gie.widgets.load({id:’bSV26Jj4QFdKjuODB_CZhQ’,sig:’0hEFsROs6dFF8D0yP3zSqB-zFIwXAi5vVL8EFiLJGlw=’,w:’594px’,h:’399px’,items:’74650470′,caption: true ,tld:’com’,is360: false })});
Kurt, Courtney Love e a filha do casal, Francis (Foto: reprodução/WireImageTerry McGinnis/Embed Getty Image)
Kurt lutava contra a depressão e bipolaridade desde a infância, o que foram porta de entrada para seu abuso de drogas. Apesar do enorme sucesso e admiração das multidões, ele dizia se sentir só e lamentava não ser como Freddy Mercury, que se realizava com a emoção que sua música causava nas pessoas.
“Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, juntamente com a leitura e a escrita, faz muitos anos. Eu me sinto culpado além do que posso expressar em palavras por essas coisas”, escreveu Kurt em sua carta de despedida.
Apesar da apatia emocional, o ídolo reconhecia que tinha uma esposa que amava e uma filha adorável, mas temia pelo futuro da pequena. “Não suporto a ideia de Frances se tornar um triste, autodestrutivo, roqueiro da morte, como eu me tornei,” expressou em um trecho.
Kurt Cobain morreu aos 27 anos, curiosamente, com a mesma idade que Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse.
Teorias envolvendo a morte de Kurt
Após a morte de Cobain, pipocaram teorias apontando hipóteses e supostas evidências de que ele teria, na verdade, sido assassinado.
Grande parte das presunções apontam para a esposa do artista, a também cantora Courtney Love, como autora do crime. A carta de suicídio foi examinada e reexaminada por curiosos e especialistas do mundo todo, que apontam incongruências na grafia. Courtney também foi questionada diversas vezes por atitudes ditas como suspeitas após a morte do esposo.