Ana Maria Braga revela detalhes sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV

Yasmin Frazao Por Yasmin Frazao
3 min de leitura
Ana Maria Braga opina sobre casos de Daniel Alves e Robinho (Foto: reprodução/Instagram/@anamariabragaoficial)

A apresentadora Ana Maria Braga, de 75 anos, revelou com exclusividade em uma entrevista ao programa “Fantástico” sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido sexualmente.

Em 2001, Ana foi diagnosticada com câncer de ânus, quando descobriu que a doença já estava avançada e ela tinha uma chance mínima de recuperação. Ela contou que até então não tinha nunca tinha ouvido falar do vírus antes de ter a doença.


Ana Maria Braga fala sobre câncer causado por HPV (Foto: reprodução/ G1)

Durante a entrevista a apresentadora salienta que não deve haver culpa no diagnóstico da doença, pois ser sexualmente ativo é algo natural. 

Mesmo com pouca chance de recuperação, ela tratou a doença com sessões de quimioterapia e se curou. A apresentadora teve câncer mais outras 3 vezes, de pele em 1991 e de pulmão em 2015 e 2020.

Vacina HPV

A vacina contra o vírus está disponível no Brasil há 10 anos e a vacinação ainda é muito baixa pela falta de informação e o estigma sobre a vacinação de adolescentes. As doses são oferecidas para pré-adolescentes de 9 a 14 anos e imunossuprimidos.


Vacinação contra HPV (Foto: reprodução/Mufid Majnun/Unsplash)

Ana Maria contou durante a entrevista que se pudesse ter tomado a vacina, se soubesse que evitaria toda a doença que sofreu no começo dos anos 2000.

O Ministério da Saúde revelou que a vacina de HPV está abaixo dos 80% desejados. Ela é dada em duas doses, mas somente a primeira tem uma grande adesão, muitas pessoas não aparecem para a segunda dose.

Em 2014 quando a primeira campanha de vacinação de HPV foi lançada, somente as meninas eram vacinadas, somente em 2017 os meninos foram incluídos na agenda de vacinação do vírus. 

A vacina também pode ser tomada na rede privada por adultos com o custo de aproximadamente R$1 mil por dose, enquanto na rede pública é gratuito. Pessoas que já tiveram contato com o vírus também podem se vacinar. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário