INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Celebridades

Ana Maria Braga revela detalhes sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV

Antes de ter a doença ela nunca ouviu sobre o vírus

Mais Você
Ana Maria Braga opina sobre casos de Daniel Alves e Robinho (Foto: reprodução/Instagram/@anamariabragaoficial)

A apresentadora Ana Maria Braga, de 75 anos, revelou com exclusividade em uma entrevista ao programa “Fantástico” sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido sexualmente.

Em 2001, Ana foi diagnosticada com câncer de ânus, quando descobriu que a doença já estava avançada e ela tinha uma chance mínima de recuperação. Ela contou que até então não tinha nunca tinha ouvido falar do vírus antes de ter a doença.


Ana Maria Braga revela detalhes sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV
Ana Maria Braga fala sobre câncer causado por HPV (Foto: reprodução/ G1)

Durante a entrevista a apresentadora salienta que não deve haver culpa no diagnóstico da doença, pois ser sexualmente ativo é algo natural. 

Mesmo com pouca chance de recuperação, ela tratou a doença com sessões de quimioterapia e se curou. A apresentadora teve câncer mais outras 3 vezes, de pele em 1991 e de pulmão em 2015 e 2020.

Vacina HPV

A vacina contra o vírus está disponível no Brasil há 10 anos e a vacinação ainda é muito baixa pela falta de informação e o estigma sobre a vacinação de adolescentes. As doses são oferecidas para pré-adolescentes de 9 a 14 anos e imunossuprimidos.


Ana Maria Braga revela detalhes sobre o câncer que teve por causa do vírus HPV
Vacinação contra HPV (Foto: reprodução/Mufid Majnun/Unsplash)

Ana Maria contou durante a entrevista que se pudesse ter tomado a vacina, se soubesse que evitaria toda a doença que sofreu no começo dos anos 2000.

O Ministério da Saúde revelou que a vacina de HPV está abaixo dos 80% desejados. Ela é dada em duas doses, mas somente a primeira tem uma grande adesão, muitas pessoas não aparecem para a segunda dose.

Em 2014 quando a primeira campanha de vacinação de HPV foi lançada, somente as meninas eram vacinadas, somente em 2017 os meninos foram incluídos na agenda de vacinação do vírus. 

A vacina também pode ser tomada na rede privada por adultos com o custo de aproximadamente R$1 mil por dose, enquanto na rede pública é gratuito. Pessoas que já tiveram contato com o vírus também podem se vacinar. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...