Na manhã da última sexta-feira (4), a atriz e ativista social Angelina Jolie surpreendeu ao visitar o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), no bairro Tatuapé, em São Paulo. Reconhecida por seu engajamento em causas humanitárias, a atriz conversou com imigrantes, refugiados e lideranças sociais. A visita foi registrada pela ONG e compartilhada nas redes sociais, “A presença de Angelina trouxe não só visibilidade à causa migrante, mas também reconhecimento à luta e à resistência de tantas pessoas que constroem suas vidas longe de casa.“
Registro da visita da atriz e ativista Angelina Jolie na sede do CDHIC (Foto: reprodução/Instagram/cdhic_migrante)
Café, acolhimento e ativismo social
Durante a visita, a atriz demonstrou empatia e simpatia com os brasileiros presentes, a visita que estava programada para durar 20 minutos, acabou durando uma hora e meia. Em um gesto de simplicidade e proximidade, tomou café com pão de queijo e ouviu relatos de quem é atendido pela instituição. Angelina Jolie, que desde 2022 deixou seu cargo de embaixadora das Nações Unidas agora passou a se dedicar a um conjunto mais amplo de questões humanitárias e de direitos humanos ao redor do mundo.
Encontro com líderes indígenas no coração do Xingu
Antes de chegar a São Paulo, na quarta-feira (2), Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, localizada na terra indígena Capoto-Jarina, na região do Xangu, no Mato Grosso. O momento foi marcado por um encontro com o cacique Raoni, a maior liderança indígena do país, e com a coordenadora executiva Mayalu Txucarramãe. A atriz presenciou o cotidiano da comunidade e conversou sobre a luta pela preservação do território e da cultura indígena.
Angelina Jolie Instituto Raoni (Foto: reprodução/instagram/InstitutoRaaoni)
Segundo o Instituto Raoni, a presença da atriz fortalece a visibilidade internacional da causa indígena: “Ficamos felizes de saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa luta”, declarou a entidade.
A atriz foi transportado ao local por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB).