A cantora Anitta vem quebrando barreiras para artistas brasileiros fora do país há algum tempo. Agora, a carioca vencedora de vários prêmios populares no Brasil e em outros países, anunciou sua primeira turnê internacional e virou notícia no jornal “Miami New Times” nesta segunda-feira (08), que a comparou seu grande sucesso à outra brasileira que também foi gigante fora do Brasil: a eterna rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel.
Turnê internacional
Anitta, aos 31 anos, anunciou shows em várias cidades não apenas no continente americano, mas também na Europa. A artista, que fará shows de sua turnê Baile Funk Experience em Miami em maio, anunciou datas nas seguintes cidades: Los Angeles, Orlando, Boston, Chicago e Nova York, Toronto, Bogotá, Lima, Santiago, Buenos Aires, Berlim, Amsterdã, Paris, Ibiza e Milão.
Anitta vem concentrando seus esforços internacionais na cidade de Miami, onde comprou um imóvel avaliado em 1,5 milhão de dólares em 2021. Vários famosos brasileiros e estrangeiros a visitaram para sua festa de aniversário este ano, incluindo um after na mansão. A cantora vem fazendo investimentos substanciais em sua carreira internacional, com Anitta chegando a declarar em entrevista que seu trabalho é mais reconhecido no exterior do que no Brasil.
Anitta alçou à fama internacional, conquistando fãs em vários países (Foto: reprodução/Lucas Aguayo/Getty Images embed)
A cantora confessa que fora do país ela viu o quanto era trabalhadora e reconheceu o próprio talento. Ela disse que no exterior as pessoas têm muito respeito por suas conquistas, pois têm mais discernimento do quanto é difícil fazer sucesso fora. Mas acrescenta que o público brasileiro é incomparável, que a entrega dele nos shows é algo sem igual. Os shows da turnê Baile Funk Experience estão programados para acontecer em maio, junho e julho deste ano.
A comparação à Xuxa
O jornalista Jose D. Duncan, editor-associado do “Miami New Times”, escreve para os editoriais de arte, cultura e música no veículo. Ele publicou a notícia sobre a turnê internacional de Anitta e comentou que “nenhuma artista brasileira atingiu o nível de fama internacional que Anitta alcançou desde a atriz e cantora Xuxa no final dos anos 1980 e início dos anos 90”.
A rainha dos baixinhos foi um verdadeiro fenômeno nas décadas passadas, fazendo shows pela América Latina e tendo um programa solo na TV americana. A artista estreou seu programa americano em 1993, com direito à “Ilariê” em inglês, cenários elaborados com alto custo de produção e diversos assistentes de palco, incluindo a atriz Natasha Pearce, a única negra a ser uma das famosas paquitas.
Xuxa comandou por muito anos o “Xou da Xuxa”, que chamou a atenção de investidores internacionais (Foto: reprodução/Getty Images embed)
A loira fez muito sucesso, com média de 3 milhões de espectadores por episódio, mas o “Xuxa Usa” não chegou a ter uma segunda temporada. De acordo com Tom Lynch, o produtor executivo do programa, a brasileira provocou uma grande concorrência entre os gigantes televisivos da época, e essa era uma batalha que não estavam dispostos a enfrentar.
O jornalista também destaca as diferenças entre as duas. “Mas, enquanto Xuxa, com seus cabelos loiros e olhos azuis refletia mais os padrões de beleza europeus da classe rica do Brasil, Anitta nasceu nas favelas da classe trabalhadora do Rio de Janeiro. Sua herança mista reflete melhor a origem da maior parte da população brasileira”.
Anitta vem trabalhando em sua carreira internacionalmente desde 2013, com singles em espanhol e em inglês, com participação de outros artistas cantando como a rapper Iggy Azalea, o cantor Maluma e o grupo de kpop TxT, lhe rendendo o apelido de “Rainha dos feats”. O anúncio de sua primeira turnê internacional é um reflexo de todo o trabalho duro que a artista vem fazendo para expandir não só sua carreira, mas também o nome do Brasil mundo afora.