Após exibir sua nova tatuagem nas redes sociais, a cantora Anitta gerou polêmica. Segundo a artista, o símbolo em seu braço representa a constelação familiar, técnica desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger para resolver conflitos familiares.
Anitta explicou que nesse símbolo, seria como se fosse uma árvore genealógica, sendo ela no meio, o bonequinho com o coraçãozinho que significa que sempre terá a força do amor dentro de si. De um lado fica o pai, de outro lado a mãe e nas entrelinhas significam a constelação familiar, os outros integrantes da família.
No ano passado, em entrevista ao GLOBO, Anitta declarou que resolveu várias questões, principalmente de saúde, com a constelação familiar. Desenvolvida para resolução de conflitos familiares que atravessam gerações, sobretudo entre casais ou entre pais e filhos, a técnica é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como complementar à psicoterapia.
Porém, apesar de estar disponível através do SUS a mesma, não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) nem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pois não há respaldo científico, entre outras críticas.
Com toda essa polêmica em torno do tema, Anitta não é a única famosa adepta à prática. Confira abaixo outros famosos que também são adeptos do “tratamento”.
Preta Gil
Em 2019 no programa “Caldeirão do Huck”, a cantora e compositora Preta Gil contou que já participou de uma sessão de constelação familiar junto com sua família e achou a experiência bem positiva. Segundo a artista, a técnica ajudou a resolver e a compreender questões familiares, e que inclusive, melhorou a dinâmica entre os membros de sua família.
Brad Pitt
O ator contou em entrevista à revista Rolling Stone no ano de 2019 que experimentou a constelação familiar e comentou que a técnica lhe despertou interesse.
Oprah Winfrey
Durante um episódio do “SuperSoul Sunday”, programa apresentado por Oprah, ela contou sobre sua experiência com a constelação familiar. Winfrey descreveu a técnica como, poderosa que a fez entender e lidar com traumas de sua infância. Disse também que a constelação familiar a ajudou a perceber as dinâmicas familiares que afetam sua vida, a conseguir uma sensação de paz e se tornar mais compreensível.
Ingra Lyberato
A atriz que atualmente atua também como facilitadora da técnica, contou que foi através de uma amiga que teve contato e conheceu a constelação familiar, tudo isso há mais de 20 anos.
Maíra Cardi
A nutricionista e influenciadora, recentemente participou de um retiro somente para casais ao lado de seu atual esposo Thiago Nigro. O evento voltado para a família, trouxe na grade de sua programação o tema constelação familiar que contou com. participação do casal.
Em 2023 o Conselho Federal de Psicologia se posicionou de forma incisiva contra tal prática, afirmando que o uso da constelação familiar não possui compatibilidade com a ética e tão pouco com a psicologia.