Assessoria de Simaria se pronuncia após “nudes” vazados da cantora

Supostas imagens seriam falsas, criadas por meio de inteligência artificial

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
3 min de leitura
Foto destaque: Simaria é alvo de crime cibernético (Reprodução/Instagram/@simaria)

A cantora Simaria, estrela no cenário da música sertaneja, devido ao sucesso que alcançou como dupla com sua irmã Simone, está passando por mais um momento delicado em sua vida. Após retorno aos palcos como carreira solo, no começo deste mês, ao lado de Ludmilla, a personalidade teve supostas fotos em que aparece nua.


Simaria divide momento de carinho com Ludmilla, no show que marcou seu retorno aos palcos (Foto: reprodução/Instagram/@simaria)

A farsa foi revelada pela jornalista do portal Metrópoles, Fábia Oliveira, que constatou a procedência mediante inteligência artificial das imagens, produzidas através de deep fake. Nas imagens, Simaria aparece sem roupa.

Pronunciamento oficial

Pela primeira vez desde do ocorrido, a assessoria de imprensa da sertaneja se pronunciou. Em entrevista para a mesma matéria da jornalista que revelou o caso, a equipe de Simaria afirmou à colunista que a parte jurídica que auxilia a cantora já denunciou o caso à polícia responsável por combater crimes cibernéticos.


Simaria em uma de suas mais recentes publicações no Instagram 
(Foto: reprodução/Instagram/@simaria)

Segundo investigação, as imagens falsas estariam circulando em plataformas online e diversas redes sociais, principalmente o Telegram, aplicativo conhecido por não fornecer boa fiscalização e ativas restrições, como, por exemplo, seu maior concorrente, o WhatsApp. 

Fãs ficaram consternados com a notícia, já que a própria estrela e seus amigos comentaram sobre seu estado psicológico. Com preocupação, o influenciador e pessoa próxima de Simaria, Carlinhos Maia, revelou que estaria organizando uma reunião na casa da cantora, para animá-la, e que também a estrela vem se tratando com um psiquiatra e fazendo uso de remédios controlados.

Crime cibernético

Infelizmente, o caso de Simaria não é isolado. Outras celebridades brasileiras, como a atriz Ísis Valverde, também foram vítimas de crimes semelhantes.  

A prática de manipulação de imagens para incluir uma pessoa em cenas eróticas ou sexuais sem consentimento é considerada criminosa pela lei 13.772/2018. Também é considerado crime o compartilhamento sem autorização. A pena para o primeiro caso pode ser de 1 a 5 anos de reclusão.