Foto destaque: Bruno Gagliasso durante programa "Surubaum" (Reprodução/Youtube/GIOH)
Compartilhar
Durante programa “Surubaum” desta terça-feira (4), Bruno Gagliasso revelou ter sofrido abuso sexual aos 13 anos, quando foi forçado a se relacionar com uma garota de programa. A revelação aconteceu quando Valentina Bandeira comentou sobre um conhecido de colégio que teria passado pela mesma coisa aos 15 anos.
Os convidados e apresentadores debatiam os impactos negativos do consumo de pornografia quando o tópico veio a tona. Durante relato sobre abuso de ex colega de Valentina, Bruno Gagliasso revelou ter vivido uma experiência semelhante na sua adolescência. O ator contou que sua primeira vez foi com uma prostituta, evento este que traumatizou sua vida.
A cantora Karol Conká, também convidada do “Surubaum”, apontou que esse tipo de abuso sexual é comum e, inclusive, um dos seus ex-namorados também passou por isso. Ela contou que aos 13 anos, o rapaz foi abusado por uma mulher quase 10 anos mais velha. “A gente tinha 15 anos e ele contou isso para mim chorando”, acrescenta, informando que havia sido horrível para ele.
Episódio de “Surubaum” onde Bruno faz o seu relato (Vídeo: Reprodução/Youtube/GIOH)
Abuso de jovens
O tema pouco abordado merece atenção, visto que, boa parte das denúncias de abuso são feitas por mulheres, é preciso levantar a importância do debate desse assunto. Infelizmente, pessoas são vítimas de estupro todos os anos, independente de gênero e idade. Em alguns casos, como o de Bruno, a situação foi normalizada por tanto tempo que vítimas demoram a perceber o trauma que passaram. Além do abuso em si, existe também a pressão da masculinidade que dificultam a busca pela ajuda.
Uma das precações desse tipo de situação é falar sobre o tema com jovens e familiares. Conscientizar a população sobre proteção e consentimento pode fazer com que reconheçam essa violência e, se precisarem, busquem ajuda. A sociedade tem papel importante na defesa de jovens e, na suspeita de casos de exploração ou abuso sexual, devem realizar denúncias em canais gratuitos como o Disque 100 ou no Whatsapp pelo número (61) 99656-5008 para violações de direitos humanos.