Mary Carmack-Altwies, promotora do Novo México, informou nesta quinta-feira (19), que o ator Alec Baldwin será acusado de homicídio culposo por atirar, acidentalmente, na diretora de fotografia no set em que filmavam o filme do faroeste “Rust”.
Hannah Gutierrez-Reed, era a encarregada das armas do filme e estava responsável pelo revólver que disparou o tiro que acertou Halyna Hutchins, de 42 anos, acarretando sua morte. Segundo a promotora do primeiro distrito judicial do Novo México, Hannah também será acusada.
Caso sejam considerados culpados, ambos podem ser condenados até 18 meses de prisão e pagar uma multa de US$ 5.000, equivalente a R$ 26 mil. “Depois de uma exaustiva análise das provas e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust’”, declarou Carmack-Altwies. Antes de finalizar a promotora frisou: “Ninguém está acima da lei, e todos merecem justiça”.
Alec Baldwin e Halyna Hutchins. (Foto: Reprodução/Instagram)
Relembre o caso
A diretora de fotografia, Halyna Hutchins, foi morta e o diretor, Joel Souza, foi ferido, após uma arma que Baldwin usava em um set de filmagem disparou com uma bala de verdade, o caso aconteceu em outubro de 2021. O filme do faroeste estava sendo filmado no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México.
O ator, Baldwin, que também atuava como produtor em “Rust” negou que o acidente ocorreu por sua responsabilidade. Um teste forense do FBI do revólver de ação única que o ator estava usando descobriu que ele estava funcionando normalmente e não disparava sem que o gatilho fosse puxado.
O Escritório do Investigador Médico do Novo México considerou que os tiros ocorreram de forma acidental, segundo eles, a arma não parecia ter sido carregada deliberadamente com uma munição real. As autoridades têm tentado descobrir de que forma uma bala verdadeira chegou até o set de filmagem.
Foto Destaque: Alec Baldwin. Reprodução/Instagram