A apresentadora do programa “Mais Você” da Rede Globo, Ana Maria Braga, 73 anos, revelou pela primeira vez, na última quinta-feira (27), que venceu seu quinto câncer. O assunto surgiu porque o programa estava abordando o tema do câncer de mama, uma das temáticas do mês de outubro, e Ana contou que já foi diagnosticada com a doença. Ana Maria Braga também já enfrentou um câncer na pele em 1991, no reto e na virilha em 2001 e no pulmão em 2015. A apresentadora não mencionou quando obteve seu diagnóstico de câncer de mama.
De acordo com a apresentadora, na época, o seu diagnóstico não repercutiu tanto porque foi descoberto através de uma autoexame. “É um depoimento muito importante para vocês. Tive vários tipos de câncer e tive um câncer de mama também. Por que não teve assim uma repercussão? Porque eu descobri pelo autoexame, tomando banho, senti com exame de toque“, contou.
Ana ainda brincou que os médicos convidados para falar sobre o assunto no dia, Fernando Maluf e Antonio Buzaid, a conheciam por dentro e por fora. E acrescentou: “Você faz uma apalpação, você conhece o seu corpo. Quando eu toquei, senti um nódulo que não estava ali um tempo atrás”, declarou a apresentadora.
O médico Fernando Maluf explicou que o diagnóstico da apresentadora foi mais fácil porque “o tumor era pequeno e superficial”. Contudo, ressalta que a mamografia é o exame mais eficaz para o diagnóstico. “O autoexame ajuda, mas a mamografia é superior. O ultrassom complementa e muito, mulheres abaixo de 50 anos. O autoexame ajuda, mas a mamografia é mais sensível“, explicou.
<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr"><a
href="https://twitter.com/hashtag/MaisVoc%C3%AA?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#MaisVocê</a>
fala sobre prevenção e tratamento do câncer. <a
href="https://twitter.com/hashtag/OutubroRosa?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#OutubroRosa</a>
<a
href="https://t.co/XbOkcOEjEc">pic.twitter.com/XbOkcOEjEc</a></p>—
TV Globo (@tvglobo) <a
href="https://twitter.com/tvglobo/status/1585634577975943168?ref_src=twsrc%5Etfw">October
27, 2022</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>
O programa Mais Você fala sobre câncer de mama. (Vídeo: Reprodução/Twitter)
Conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o autoexame deixou de ser indicado como método de identificação do câncer de mama há mais de uma década, porque através do método seria mais difícil realizar um diagnóstico precoce, ou seja, identificar pequenos nódulos (com aproximadamente 1 cm). Além disso, dificulta a identificação de nódulos no ducto mamário, estrutura do seio onde fica o leite durante a amamentação. Geralmente, através do autoexame, as mulheres encontram apenas tumores com mais de 2 cm, o que pode ser um indicativo de câncer em estágio avançado. A recomendação é que mulheres com mais de 40 anos façam mamografias regularmente.
Foto destaque: Ana Maria Braga. Reprodução/TV Globo