Na última noite (12/09), ocorreu nos Estados Unidos o VMA, também conhecido como Video Music Awards, que é uma das maiores premiações do mundo da música. Representando o Brasil, Anitta fez uma performance musical marcante no palco principal do evento, e levou para casa uma estatueta e muitos elogios de outros famosos nacionais e internacionais.
Os elogios
Nelly Furtado, Chloe e Halle Bailey, Maluma e Thalia foram alguns dos artistas que postaram fotos com a cantora nas redes sociais, e a encheram de elogios e declarações de amor. Com um compilado de Funk Rave, Used to Be e Casi Casi, Anitta tomou o palco do evento e o lotou com dançarinos vestidos com roupas coloridas e danças comuns para a cultura e o funk brasileiro.
A Billboard classificou a apresentação de Anitta acima das de grandes nomes internacionais como Olivia Rodrigo e Nicki Minaj, colocando-a como a quinta melhor da noite. Apesar da carioca não ter chamado tanto a atenção de alguns veículos importantes da música, sendo citada apenas brevemente pela Pitchfork por exemplo, outros críticos aprovaram bastante sua performance.
Apresentação de Anitta no VMA 2023 (Reprodução/MTV)
As críticas
No entanto, não foram todos que se agradaram com a vitória de Anitta na categoria de Melhor Clipe Latino, que ganhou com a música Funk Rave. Mia Khalifa foi uma das que se mostrou insatisfeita, e não hesitou em criticar a brasileira. “Karol G foi roubada. Me desculpa, mas a garota está lotando estádios até a capacidade máxima. Qualquer decisão diferente de recompensá-la é puramente política para agradar a uma audiência mais ampla que a MTV está tentando alcançar”, escreveu Mia em seu perfil do X, antigo Twitter.
Os fãs de Anitta não encararam a opinião dela bem, e logo partiram em defesa da artista, lembrando Mia que a premiação é por voto popular e compartilhando fotos da cantora em shows lotados para contradizer o que foi dito pela influenciadora. Essa já é a segunda vez que a carioca leva o prêmio de Melhor Clipe Latino, no no passado, “Envolver” a garantiu a vitória.
Foto Destaque: Anitta no tapete vermelho do VMA. Reprodução/MTV