Nessa segunda-feira (07), o povo brasileiro se despede da atriz Aracy Balabanian, que lutava contra um câncer no pulmão desde outubro do ano passado. A atriz, estava internada na clínica São Vicente na zona sul do Rio de Janeiro.
Sua personagem mais conhecida pelo grande público no teatro foi a socialite Cassandra, na sitcom Sai de Baixo, gravado ao vivo do Teatro Procópio Ferreira de 1996 a 2002 para a Rede Globo de Televisão. O programa atingiu pico de audiência por diversas vezes, e ficou famoso pelos bordões dos personagens.
Contudo, algumas polêmicas rodearam o elenco de “Sai de Baixo” ao decorrer do programa. Como, por exemplo, as saídas dos atores Tom Cavalcante e Claudia Jimenez, antes do fim das gravações.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Aracy Balabanian, a eterna Cassandra de ‘Sai de Baixo’. Descanse em paz! <br><br> <a href=”https://t.co/BuO76QFquE”>pic.twitter.com/BuO76QFquE</a></p>— CHOQUEI (@choquei) <a href=”https://twitter.com/choquei/status/1688543735645097985?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Pedido para sair de Sai de Baixo
Antes de sua partida, a atriz deu uma entrevista no programa a Rede Globo comandado pelo jornalista Pedro Bial, o “Conversa com o Bial”. A atriz que parou de atuar em 2019, contou que certa vez pediu ao diretor do Saí de baixo, Daniel Filho, que gostaria de deixar o programa.
“No ‘Sai de Baixo’, eu sofri horrores. Porque tinha uma coisa que meu pai me corrigia muito: eu ia contar uma coisa e ria ou chorava antes de concluir. Eu pedi para o Daniel para sair“, comentou o que houve.
Ela completa explicando que o riso era tanto que precisava apertar as unhas nas mãos para se controlar e manter o personagem, seu medo era não ser profissional o suficiente no palco: “Eu disse: ‘Daniel, eu tenho que sair porque não estou correspondendo’. Ele: ‘Por quê?’. ‘Porque o outro começa a falar, principalmente o Miguel Falabella e o Tom Cavalcante, que faziam improvisações, e na hora eu não conseguia me controlar, chegava a me unhar toda!’”, revelou.
Por fim, Daniel fez um pedido a Aracy: “Ria! Se você está com vontade de rir, ria’. E virou, como disse o próprio Miguel, que eu fechava a piada. A piada fechava comigo. Foi isso o que aconteceu, porque eu não tinha condições de fazer graça diante deles“.
Entrevista de Aracy Balabanian no programa Conversa com o Bial. (Vídeo: Reprodução/Youtube/Na Telinha Se Liga NewsTV Show)
Sucesso do programa
O enredo de Sai de Baixo se tratava de uma família que por necessidades financeiras, Cassandra (Aracy Balabanian), sua filha Magda (Marisa Orth) e o marido desta, Caco Antibes (Miguel Falabela), precisam pedir abrigo na casa de seu irmão, Vavá (Luís Gustavo). Obrigado moralmente a recebê-los, Vavá, sua empregada (Claudia Jimenez) e o porteiro (Tom Cavalcante) tornam a vida de seus hóspedes um inferno.
Atravessando gerações o programa foi reexibido pela Rede Globo de 2017 a 2019, desta vez nas tardes de sábado dentro da Sessão Comédia, em substituição de “Os Caras de Pau”. A reexibição de Sai de Baixo nas tardes de sábado na Globo permaneceu no ar até o dia 30 de novembro de 2019, sendo substituído por reprises da nova versão da Escolinha do Professor Raimundo a partir do sábado seguinte.
Hoje os internautas relembram trechos do programa nas redes sociais, e comentam que a essência do sucesso de Sai de Baixo era justamente quando os atores saíam do texto.
Foto destaque: Aracy Balabanian como Cassandra em programa “Sai de Baixo”. Reprodução/Twitter/@estadao