O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido do Ministério Público para que o apresentador Bruno de Luca, de 41 anos de idade, responda por omissão de socorro após seu amigo Kayky Brito ser atropelado na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Abertura do inquérito
O caso tinha sido dado como encerrado pela Policia Civil, que tinha decidido não indiciar o apresentador e nem o motorista Diones Carvalho, entretanto, o promotor Marcio Almeida Ribeiro da Silva, do Ministério Público do Rio, assinou a manifestação pela autuação de Bruno de Luca e encaminhou para o Tribunal de Justiça do Rio, no dia 11 de outubro. Para o promotor, Bruno “não adotou qualquer providência no sentido de socorrer a pessoa que havia sido atropelada, tendo declarado que nem mesmo sabia ser seu amigo.”
A justiça do Rio também aceitou pedir a Kayky para decidir sobre o prosseguimento de investigação do motorista que o atropelou, segundo investigação da Polícia Civil e imagens que foram gravadas, o motorista estava dentro do limite de velocidade permitido, conduzia com atenção, não houve indícios de bebida e Diones Carvalho parou para prestar socorro a vítima.
A defesa do ator Bruno de Luca afirmou que o ator não teria cometido crime de omissão de socorro. “Não há crime de omissão de socorro se qualquer pessoa que esteja próxima ao acidente preste assistência à vítima. Bruno não foi o causador do acidente, que tem obrigação específica de prestar socorro, como de fato o fez, bem como não exerce qualquer função que lhe traga a obrigação legal de prestar socorro independe de terceiros já o terem feito. Se assim fosse, todos os presentes que não tenham sido a pessoa a telefonar para os bombeiros, teriam praticada omissão de socorro”, informou a defesa em nota.
Bruno de Luca e Kayky Brito (Foto: reprodução/Veja)
Relembre o caso
Na madrugada do dia 2 de setembro, os atores Kayky Brito e Bruno de Luca estavam em um quiosque na avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Kayky teria atravessado a rua para buscar algo em seu carro estacionado do outro lado da rua, no retorno, atravessou correndo fora da faixa de pedestres e foi atropelado pelo motorista de aplicativo Diones Carvalho.
Imagens da câmera de segurança revelaram que Bruno vê o acidente, coloca as mãos na cabeça, virando no sentido contrário do acidente e abandona o local sem prestar socorro a Kayky. No dia seguinte, Bruno pegou um avião do Rio a São Paulo e somente quando chegou na capital paulista, afirmou não saber que a vítima era o seu amigo e que pelo trauma do dia não conseguia se lembrar dos detalhes.
Kayky Brito ficou internado 25 dias no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul, até receber alta. O ator afirmou não ter tido contato com Bruno de Luca ainda e que está digerindo todos os acontecimentos do dia 2 de setembro. Após sua alta, Kayky apareceu pela primeira vez nas redes sociais e agradeceu todos aqueles que salvaram sua vida e aos fãs que mandaram boas energias durante toda a sua internação, o ator também agradeceu ao motorista que prestou socorro chamando os bombeiros e finaliza agradecendo seus familiares.
Foto Destaque: Bruno de Luca. Reprodução/CorreioBraziliense